Conselheiro(a) Federal - PA
Walter da Silva Jorge João possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal do Pará (UFPA), e mestrado em Ciência dos Alimentos e Nutrição pelo Instituto de Nutrición de Centro America y Panamá (INCAP), Guatemala. Foi professor, na universidade em que se graduou, onde foi, também, Chefe de Departamento e Diretor do Centro de Ciências da Saúde, entre outros cargos na área da pesquisa.
É membro titular da Academia Nacional de Farmácia, presidente da Federação Pan-Americana de Farmácia (Fepafar) e vice-presidente da Associação dos Farmacêuticos de Países de Língua Portuguesa (AFPLP).
Presidiu o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará, foi vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e membro das Comissões de Tomada de Contas e de Legislação e Regulamentação do CFF.
À frente do CFF, liderou a aprovação de importantes resoluções para a classe farmacêutica, dentre elas, as que regulamentam as atribuições clínicas do farmacêutico, a prescrição farmacêutica, a atuação do farmacêutico na floralterapia, na estética, na perfusão sanguínea e na vacinação. Trabalhou pela atualização da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), ampliando as ocupações do farmacêutico de 2 para 8 e as especialidades de 19 para 117.
Criou o Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica, e promoveu o maior movimento em defesa da categoria, que culminou na aprovação da Lei 13.021/14, que mudou as faces do farmacêutico e da farmácia, no Brasil. Conduziu a proposta de atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Farmácia, buscando alinhar a formação do profissional às exigências do século XXI. Ainda, atuou pela inclusão dos códigos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), reconhecendo o consultório farmacêutico, bem como trabalhou pela vinculação da CBO na tabela de procedimentos do SUS, legitimando as atividades clínicas do farmacêutico.
Foi o primeiro brasileiro a receber o prêmio FIP Fellowship, que reconhece membros individuais da Federação Internacional Farmacêutica com forte liderança internacional e que contribuem para o avanço da prática da Farmácia ou das Ciências Farmacêuticas.
Suplente: Pedro Chaves da Silva Júnior