Com vagas para farmacêuticos, inscrições para o CPNU começam hoje (2)
Taxa única de R$ 70 e provas em 228 cidades visam democratizar o acesso ao serviço público

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou nesta segunda-feira (30) que as inscrições para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) terão hoje, 2 de julho, e seguirão até 20 de julho. A taxa de inscrição é única, no valor de R$ 70, e pode ser paga via boleto ou cartão de crédito.
As provas serão aplicadas em 5 de outubro, das 13h às 18h, em 228 municípios de todos os estados e no Distrito Federal, estratégia adotada para reduzir custos de deslocamento e ampliar a acessibilidade dos candidatos. A Fundação Getulio Vargas (FGV) foi escolhida como banca organizadora do certame.
O CPNU 2025 oferecerá 3.652 vagas em 32 órgãos públicos, divididas em nove blocos temáticos. São 3.144 oportunidades para nível superior e 508 para nível intermediário, sendo 2.480 vagas imediatas e 1.172 para provimento em curto prazo após homologação dos resultados. Entre essas, quatro vagas são específicas para farmacêuticos, no Bloco 1 (Seguridade Social: Saúde, Assistência Social e Previdência Social), seguindo a sistemática de inscrição unificada por bloco, com opção de lista de preferência de cargos.
Com a ampliação do número de locais de prova e um formato simplificado de inscrição, o governo reforça o compromisso de democratizar o acesso ao serviço público, garantindo maior eficiência e integração entre órgãos federais.
Saiba mais em https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional