Disponível no SUS combinação de antirretrovirais que vai facilitar o tratamento do HIV/Aids

O Ministério da Saúde prevê receber 10,8 milhões de unidades farmacêuticas deste medicamento ainda neste ano

Image description

O Instituto de Tecnologia em Fármacos Farmanguinhos, vinculado à Fiocruz, iniciou o fornecimento de uma combinação de antirretrovirais ao Sistema Único de Saúde (SUS), o que representa uma significativa simplificação no tratamento do HIV e da Aids. A partir do início de outubro, os pacientes passaram a receber uma única pílula que contém 50mg de dolutegravir e 300mg de lamivudina. A Fiocruz esclareceu que, tradicionalmente, o tratamento do HIV demandava o uso de múltiplos medicamentos de classes distintas para efetivamente conter o vírus e evitar a progressão da infecção para a fase de aids. Agora, a administração de uma única dose diária deste medicamento garante a eficácia e promove a continuidade do tratamento, com menor risco de toxicidade e efeitos colaterais graves, além de não haver histórico de resistência.

O Ministério da Saúde prevê receber 10,8 milhões de unidades farmacêuticas deste medicamento ainda neste ano, com a expectativa de fornecer 30 milhões em 2024.

O diretor de Farmanguinhos/Fiocruz, Jorge Mendonça, enfatizou que este medicamento irá facilitar a adesão aos tratamentos, enfrentando um dos maiores desafios no gerenciamento do HIV. Ele explicou que "o fornecimento desses medicamentos combinados para o SUS contribuirá significativamente para a eficácia e continuidade dos tratamentos em pacientes adultos e adolescentes com mais de 12 anos e peso mínimo de 40 kg. Além de ter uma dosagem mais simples e reduzir o número de comprimidos, isso diminui o potencial de interações medicamentosas e efeitos colaterais".

Essa produção é resultado de uma parceria entre Farmanguinhos e as empresas farmacêuticas privadas ViiV Healthcare Company e GlaxoSmithKline (GSK). Essa iniciativa visa o desenvolvimento, a transferência de tecnologia e o fornecimento do medicamento, possibilitando uma produção totalmente nacional e independente por parte de Farmanguinhos/Fiocruz.

Jorge Mendonça afirmou: "Com a conclusão dessa transferência de tecnologia, Farmanguinhos/Fiocruz estará apto a realizar todas as etapas de produção do medicamento, garantindo qualidade e praticidade para os pacientes do SUS. Além disso, com essa parceria, adquirimos um maior conhecimento técnico e uma nova plataforma tecnológica para a produção de comprimidos de dupla camada, o que abre possibilidades para a fabricação futura de novos produtos".