Antirretroviral para PVHA com multirresistência entra em consulta pública

Incorporação visa qualidade de vida para pessoas vivendo com HIV ou aids. Prazo para contribuições vai até 17 de janeiro

Image description

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias para o Sistema Único de Saúde publicou ata com parecer favorável à incorporação do fostensavir trometamol 600mg e encaminhou o relatório à consulta pública. O medicamento é indicado para tratamento de pessoas vivendo com HIV ou aids (PVHA) que têm multirresistência aos antirretrovirais e está dentre as ações do Ministério da Saúde para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. As contribuições por parte da sociedade civil podem ser enviadas até o dia 17 de janeiro de 2024. Para tanto, é necessário utilizar os formulários de experiência e opinião ou os técnico-científicos, que estão disponíveis online.

O medicamento é uma classe nova de antirretrovirais para pessoas vivendo com HIV ou aids que não têm outra opção terapêutica.

Para o diretor do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Draurio Barreira, a nova opção é um direito do cidadão. “Com a incorporação desse novo medicamento, aquelas pessoas que vivem com HIV multirresistente aos antirretrovirais atualmente disponíveis no SUS, terão seu direito à saúde integral garantido”, afirma. A estimativa é que existam cerca de 500 PVHA nessa situação. 

O diretor explica que embora seja um medicamento de alto custo, é necessário incorporá-lo, pois há quase uma década não há uma nova opção para o cuidado integral de pessoas com multirresistência aos antirretrovirais. “Historicamente, os preços dos antirretrovirais de terceira linha reduzem na primeira aquisição pelo Ministério da Saúde. Temos a expectativa que o preço do fostensavir seja substancialmente inferior ao preço indicado inicialmente”, disse Draurio.

Participe da consulta: https://www.gov.br/conitec/pt-br/assuntos/participacao-social/consultas-publicas/vigentes