Anvisa autoriza registro de vacina que previne bronquiolite em bebês
A aplicação da vacina deve ser feita nas mães, durante a gestação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu a autorização para o registro da vacina Abrysvo, fabricada pela empresa farmacêutica Pfizer. Essa vacina tem como objetivo combater o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável por causar infecções no trato respiratório, como a bronquiolite. A decisão foi oficializada na segunda-feira (1º) por meio da publicação de uma resolução no Diário Oficial da União.
Em comunicado, a Anvisa ressaltou a gravidade da bronquiolite, uma inflamação dos brônquios que afeta principalmente crianças pequenas e bebês. A vacina foi desenvolvida para prevenir essa doença do trato respiratório inferior em crianças desde o nascimento até os seis meses de idade, sendo administrada através da imunização ativa em gestantes.
De acordo com a Anvisa, para a proteção das crianças, a aplicação da vacina deve ser feita nas mães, durante a gestação. A vacina não é aplicada diretamente nos bebês e a dose também foi autorizada para a prevenção da doença do trato respiratório inferior em pessoas com 60 anos ou mais, população também considerada de risco para a doença.
Embora alguns efeitos colaterais tenham sido registrados durante a administração da vacina, como dor no local da injeção, dor de cabeça e dor muscular, a Anvisa ressalta que as evidências apresentadas indicam que os benefícios da vacina superam seus riscos, reforçando a importância da imunização para a proteção da saúde materna e infantil.