Fiocruz lança guia para profissionais de saúde para esclarecer conteúdos falsos nas redes sociais
O guia destaca os conteúdos prejudiciais à saúde pública disseminados em plataformas como WhatsApp, Instagram, Facebook, TikTok e YouTube
Profissionais vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) agora têm à disposição um recurso valioso no combate à desinformação: o guia intitulado "Desinformação sobre saúde: vamos enfrentar esse problema?". Este manual tem como objetivo capacitar os profissionais de saúde para abordar questões controversas com os usuários, as quais têm o potencial de impactar o bem-estar da sociedade.
O guia destaca os conteúdos prejudiciais à saúde pública disseminados em plataformas como WhatsApp, Instagram, Facebook, TikTok e YouTube. Entre esses conteúdos estão informações falsas sobre medicamentos, campanhas antivacina, tratamentos sem respaldo científico e soluções milagrosas para perda de peso. Para auxiliar na identificação e enfrentamento desses problemas, o guia oferece uma seleção de cursos de educação midiática, recomenda fontes confiáveis para verificação de informações sobre saúde e sugere uma lista de fontes de informação confiáveis sobre o tema.