Governo se posiciona contra parecer sobre jornada de 40 horas

Ministros defendem fim da escala 6x1 antes da votação do relatório na Câmara

Image description

Ministros do governo federal anunciaram nesta terça-feira posição contrária ao parecer do deputado federal Luiz Gastão, que trata da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem alterações na escala 6x1. O texto deve ser votado nesta quarta-feira em uma subcomissão da Câmara dos Deputados. Se aprovado, seguirá para análise na Comissão de Constituição e Justiça.

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que o governo defenderá o fim da escala 6x1 como parte da mudança. Segundo ela, a redução da jornada deve ser acompanhada de mais tempo livre para trabalhadores realizarem atividades pessoais e familiares.

A declaração foi feita ao lado do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, do deputado federal Reginaldo Lopes, autor da PEC 221/2019, e da deputada Daiana Santos, autora do Projeto de Lei 67/2025, que propõe a redução da jornada de 44 para 40 horas semanais.

Guilherme Boulos afirmou que o governo foi surpreendido pelo relatório da subcomissão e reforçou que continuará defendendo o fim da escala 6x1, sem redução salarial. Ele destacou que a pauta tem apoio da maioria da população, segundo pesquisas de opinião.