UFPE se estrutura para começar a produzir IFAS de antineoplásicos

Na sexta-feira, 01/03, o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, visitou o Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica - Suely Galdino (NUPIT-SG)

Image description

A Universidade Federal de Pernambuco pode se tornar, já a partir de 2026, referência para o país na produção de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) usados na fabricação de medicamentos oncológicos. E o Conselho Federal de Farmácia (CFF) vai apoiar a iniciativa. 

Na sexta-feira, 01/03, o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, visitou o Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica - Suely Galdino (NUPIT-SG), responsável pelo projeto, que é desenvolvido em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Ministério da Saúde e Secretaria de Ciências e Inovação do Estado de Pernambuco. Walter Jorge João esteve acompanhado do conselheiro federal de Farmácia pelo estado do Pernambuco, José de Arimatea Rocha Filho. 

Conduzido pelos professores Moacyr Rêgo, coordenador do Nupit, e a farmacêutica Maira Pitta, o projeto está em fase adiantada. Vários equipamentos já estão adquiridos e profissionais da equipe foram treinados para operá-los em países como a Suíça. “A próxima etapa é a adequação do espaço físico conforme as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Um processo licitatório com esse fim deverá ser aberto muito em breve”, explica Moacyr Rêgo. 

O presidente do CFF elogiou o projeto. “Fiquei maravilhado com o trabalho desses dois jovens cientistas brilhantes, responsáveis por um projeto que pode, no futuro, garantir, ao país, a autonomia na produção de insumos que geram um custo altíssimo para o Sistema Único de Saúde (SUS). Parabéns aos colegas professores e obrigado ao nobre conselheiro federal de Farmácia pelo estado de Pernambuco, José de Arimatea Rocha Filho, por me apresentar um projeto tão incrível.”

Moacyr Rego destacou que o projeto em curso no Nupit é estratégico para o país e para o SUS, e salientou a relevância da parceria com o CFF.  “Ter uma estrutura dentro de uma universidade, pensada para produção de IFAs de doenças de prevalência, com impactos econômicos sérios, e ter o Conselho Federal de Farmácia como parceiro é de extrema importância, visto que o Nupit vai atuar também na capacitação de profissionais para a indústria farmacêutica.”