30% mais barato: fábrica em Pernambuco vai abastecer SUS com medicamento para hemofilia

O Hemo-8r verá uma redução de 30% no preço do remédio com a produção totalmente nacional

Image description

Na quinta-feira passada, dia 4, o presidente Luís Inácio Lula da Silva inaugurou a nova unidade fabril da Hemobrás em Goiana, Pernambuco. Essa fábrica será responsável pela fabricação de um medicamento crucial para o tratamento da hemofilia do tipo A, uma condição que afeta atualmente cerca de 12 milhões de pessoas no Brasil. A capacidade de produção será de 1,2 bilhão de unidades do medicamento fator VIII recombinante (conhecido como Hemo-8r) por ano.

Fábrica da Hemobrás em Goiana (PE)

De acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a expectativa é que o medicamento produzido pela Hemobrás esteja disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de setembro. Ela destacou que essa produção terá um impacto significativo na vida das pessoas que sofrem com hemofilia, proporcionando-lhes uma garantia de autonomia na produção desse medicamento pela Hemobrás.

Já fornecido ao SUS pela Hemobrás através de uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), o Hemo-8r verá uma redução de 30% no preço do remédio com a produção totalmente nacional, o que, por sua vez, aumentará a disponibilidade do medicamento no país.