Dimesilato de lisdexanfetamina, medicamento para TDAH, ganha sua primeira versão genérica

100% nacional

Image description

O dimesilato de lisdexanfetamina, medicamento para o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), agora tem sua primeira versão genérica disponível no Brasil. A produção do genérico começou em junho de 2024 pela Pharlab, farmacêutica mineira que integra a divisão de genéricos do grupo francês Servier desde 2012.

O medicamento, até então comercializado no Brasil com a marca Venvanse, foi desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda e teve sua patente expirada no dia 2 de junho de 2024. Desde 2010, o medicamento conta com a aprovação da Anvisa para o tratamento do TDAH.

A chegada do genérico da Pharlab pode ser crucial para ampliar o acesso ao tratamento e a adesão dos pacientes. Por lei, o genérico será 35% mais barato do que o medicamento de referência, cuja caixa com 28 unidades custa entre R$ 400 e R$ 500. O genérico da Pharlab será comercializado em 30 cápsulas com três concentrações: 30 mg, 50 mg e 70 mg.

O processo de aprovação do genérico do dimesilato de lisdexanfetamina durou seis anos. Em 2018, a Pharlab iniciou o desenvolvimento da molécula em seu laboratório em Lagoa da Prata, no Centro-Oeste de Minas Gerais. O pedido de registro junto à Anvisa foi submetido em 2020.