Projeto de descarte de medicamentos de aluno da USP é destaque em evento nos Estados Unidos
O projeto foi desenvolvido por Evander Martins, graduando do curso de Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP
Uma imersão em sustentabilidade social e ambiental promovida pela ONG United People Global, nos Estados Unidos, teve como destaque um projeto de descarte adequado de medicamentos criado por um aluno da USP. O projeto foi desenvolvido por Evander Martins, graduando do curso de Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, que está no quarto ano da graduação e é estagiário no Programa USP Recicla.
“Desde a época do colégio, eu sempre me envolvi em temáticas de cunho ambiental. Eu achei muito interessante desenvolver esse projeto porque, geralmente, a área farmacêutica é mais voltada para medicamento, para farmacologia. Esse é um tema um pouco diferente porque ele exemplifica, trazendo causas ambientais. Escolher algo que é da minha área e fazer essa relação me chamou muita atenção”, diz Martins sobre a inspiração para trabalhar na temática de descarte de medicamentos.
O projeto se destacou por realizar encontros com a comunidade para ensinar a forma ambientalmente correta de descartar medicamentos e mostrar também as consequências de um descarte inadequado, como contaminação do solo, da água e dos animais.
“No decorrer desse projeto, fizemos palestras em algumas unidades da USP no campus de Ribeirão Preto, como nas Faculdades de Economia, Administração e Contabilidade, de Medicina e de Odontologia. Também já fizemos palestras para comunidade não acadêmica. Ano passado teve um encontro em uma igreja no bairro Monte Alegre, e recentemente, palestramos para os funcionários de um supermercado”, relembra o graduando.
A imersão que o jovem participou faz parte do programa Global Sustainability Leadership, da ONG United People Global, que tem sede em Genebra, na Suíça. A iniciativa mobiliza e capacita indivíduos para se transformarem em líderes em sustentabilidade. A viagem é a segunda etapa do programa. Na primeira, os participantes tiveram aulas on-line sobre temas relacionados à sustentabilidade ambiental e social, seguindo as metas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3, 12 e 16, que tratam de Boa Saúde e Bem-Estar, Consumo e Produções Responsáveis e Paz, Justiça e Instituições Fortes, respectivamente.
A segunda fase da iniciativa selecionou os participantes que desenvolveram projetos locais com impactos positivos em suas comunidades para participarem da experiência imersiva com duração de uma semana em um centro de pesquisa e divulgação científica localizado no Estado do Maine, nos Estados Unidos. Este ano, 17 participantes, entre 1.007 de 149 países, foram selecionados para a experiência imersiva.
“Quando eu estava nessa etapa de executar o projeto, eu estava entrando no USP Recicla e mencionei para eles que eu tinha essa iniciativa voltada para a minha área, e que eu poderia tentar vincular o que eu fazia aqui com a ideia de desenvolver uma ação local proposta pelo programa internacional”, explica Martins.
A imersão, que aconteceu em maio deste ano, foi a primeira viagem internacional do estudante. Por isso, Martins destaca que essa foi uma experiência cultural enriquecedora, que permitiu o contato com pessoas de outros países e o conhecimento de diferentes realidades sociais. Além disso, para ele, a imersão também foi um aprendizado profissional valoroso.
“Foi uma experiência que me deixou uma pessoa muito mais reflexiva das ações que eu posso fazer e do profissional que eu quero ser, de qual farmacêutico eu quero ser para a sociedade, independentemente de qual área eu for atuar e o que somos capazes de fazer quando temos iniciativa, protagonismo, perfil de liderança”, finaliza.