HCPA oferece vagas para farmacêuticos em Análises Clínicas
Ao residente é assegurada bolsa mensal fornecida pelo Ministério da Educação ou pelo Ministério da Saúde no valor bruto aproximado de R$ 4.106,09
O Programa de Residência em Área Profissional da Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) está com inscrições abertas, até o dia 10 de outubro, e têm três vagas para farmacêuticos que queiram se especializar em Análises Clínicas. Nesta área, o farmacêutico assume um papel ativo e a qualificação profissional é de extrema importância, já que o diagnóstico laboratorial desempenha um papel fundamental na prática médica, ao fornecer informações essenciais para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento das patologias.
O programa possui, ainda, outras três áreas de especialização, com uma vaga para farmacêutico em cada uma destas, sendo uma vaga para Bioquímica e Hematologia, uma em Microbiologia e uma em Biologia Molecular.
Na área de Bioquímica e Hematologia, o residente terá a responsabilidade de conduzir exames bioquímicos e imunológicos em plataformas de automação de grande porte, adquirindo habilidades na realização de testes como urinálise, sorologia e gasometria. E na área de hematologia clínica terá a oportunidade de executar análises laboratoriais abrangentes, que incluem a contagem de células sanguíneas, avaliação da morfologia das células sanguíneas e testes de coagulação, adquirindo competência na interpretação e correlação desses resultados para contribuir de forma eficaz no diagnóstico e tratamento de distúrbios hematológicos.
Na Microbiologia Clínica, o residente será capacitado para a realização de diagnóstico microbiológico com todos os tipos de amostras para cultura de bactérias e fungos, bem como para cultura e identificação de micobactérias. Dessa forma, todos os aspectos da microbiologia clínica são contemplados, incluindo bacteriologia, testes de suscetibilidade antimicrobiana conforme BrCAST, micologia, micobacteriologia, parasitologia, e testes moleculares e fenotípicos para detecção de genes de resistência bacteriana.
Já na área de Biologia Molecular, o residente será capacitado para a realização de diagnóstico microbiológico com todos os tipos de amostras para cultura de bactérias e fungos, bem como para cultura e identificação de micobactérias. Dessa forma, todos os aspectos da microbiologia clínica são contemplados, incluindo bacteriologia, testes de suscetibilidade antimicrobiana conforme BrCAST, micologia, micobacteriologia, parasitologia, e testes moleculares e fenotípicos para detecção de genes de resistência bacteriana.
Ao residente é assegurada bolsa mensal fornecida pelo Ministério da Educação ou pelo Ministério da Saúde no valor bruto aproximado de R$ 4.106,09 (valor referente ao mês de agosto/2023), em regime especial de educação em serviço de 60 horas semanais e dedicação exclusiva. A prova de seleção será realizada no sábado, dia 9 de novembro, em Porto Alegre (RS). As residências do HCPA são em modalidade de ensino de pós-graduação Lato Sensu, com duração de dois anos, num total de 5.760 horas, sob a forma de curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço, sob supervisão de profissionais da área da saúde.