Consulta Pública avalia incorporação de vacina contra meningite B para bebês no SUS
Saiba como participar

O Ministério da Saúde, por meio da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), abriu a Consulta Pública nº 68/2025 para avaliar a proposta de incorporação da vacina adsorvida meningocócica B recombinante (4CMenB) ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). A vacina é destinada à prevenção da doença meningocócica do sorotipo B em crianças menores de 1 ano, faixa etária mais afetada pela forma invasiva da doença desde 2015.
A consulta foi aberta no dia 31 de julho e seguirá disponível para contribuições até o dia 19 de agosto na plataforma Participa + Brasil. Até o momento, mais de 1.200 contribuições já foram registradas. Para participar, é necessário estar logado no sistema gov.br.
A doença meningocócica do tipo B é uma das formas mais graves e letais de meningite bacteriana. “A introdução dessa vacina no SUS pode representar um avanço significativo na prevenção de óbitos e sequelas graves em bebês”, destaca trecho do Relatório Técnico da Conitec, que fundamenta a recomendação preliminar.
A vacina 4CMenB é usada em diversos países e tem mostrado bons níveis de proteção. No Brasil, a proposta é vacinar ainda no primeiro ano de vida, período de maior vulnerabilidade. Segundo dados do Ministério da Saúde, o sorogrupo B é o principal responsável por casos de doença meningocócica invasiva entre lactentes nos últimos dez anos.
Antes de enviar uma contribuição, o cidadão pode consultar o relatório técnico ou o relatório para a sociedade, ambos disponíveis no site da consulta. A participação da população é essencial para subsidiar a decisão final da Conitec, que será publicada após a análise das manifestações recebidas.
A proposta em análise está sendo conduzida pela Coordenação de Incorporação de Tecnologias em Saúde da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde (SECTICS/MS). A consulta é parte do processo legal e democrático de avaliação de novas tecnologias no Sistema Único de Saúde.
📌 Para contribuir, acesse:
Consulta Pública nº 68/2025 - Conitec