CFF lamenta o falecimento do farmacêutico cientista Eliezer Barreira

Ao longo de sua vida, Eliezer Barreiro percorreu diversos locais do país, ministrando cursos e palestras para disseminar o conhecimento sobre fármacos e medicamentos

Image description

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) expressa profundo pesar pelo falecimento do renomado Professor Emérito Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro. Graduado em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da UFRJ em 1970, Eliezer trilhou uma notável trajetória científica, culminando na obtenção do título de Docteur-Ès-Sciences d´État na Université Scientifique et Médicale de Grenoble, França, em 1978. Seu trabalho na síntese de novos análogos de prostaglandinas não apenas contribuiu para avanços na Química Medicinal, mas também inspirou a fundação e orientou as atividades do LASSBio® anos mais tarde.

Ao longo de sua vida, Eliezer Barreiro percorreu diversos locais do país, ministrando cursos e palestras para disseminar o conhecimento sobre fármacos e medicamentos. Em janeiro de 1995, visando proporcionar um meio contínuo de capacitação na área de Química Medicinal para estudantes e profissionais da saúde, fundou a Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal (EVQFM). Desde então, a EVQFM tem sido oferecida sem interrupções, acolhendo mais de 4 mil participantes de todo o Brasil e de várias nações latino-americanas. Em reconhecimento a seu legado, a partir da 26ª edição, a Escola passou a ter o nome do Professor Eliezer Barreiro.

Além de suas contribuições acadêmicas, Eliezer foi membro da Sociedade Brasileira de Química, onde exerceu a presidência de 2000 a 2002. Seu trabalho foi reconhecido com diversos prêmios e títulos, incluindo a Ordem Nacional do Mérito Científico, concedida pela Presidência da República em 2004 e 2010. Ele também foi membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 1997, ocupando a cadeira número 67 da Academia Brasileira de Farmácia Militar e sendo membro associado estrangeiro da Academia de Farmácia de Castilla y Leon da Espanha desde 2013. Em 2010, recebeu a Comenda do Mérito Farmacêutico do Estado de Pernambuco (CRF-PE) e, no ano anterior ao seu falecimento, foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Sua partida deixa uma lacuna irreparável na comunidade científica e acadêmica.