Fórum Saúde reforça necessidade de uma Estratégia Nacional de Saúde

CFF participou de evento promovido pela Esfera Brasil em parceria com o laboratório EMS

Image description

A terceira edição do Fórum Saúde — promovida pela Esfera Brasil em parceria com o laboratório EMS, realizada em Brasília na quarta-feira (6/8) — reuniu autoridades dos três poderes, gestores, empresários e especialistas para debater a criação e implementação de uma Estratégia Nacional de Saúde como política pública oficial. O Conselho Federal de Farmácia (CFF) esteve representado pela vice-presidente Lenira Costa e pelo secretário-geral Gustavo Pires.

A abertura do evento foi realizada por Juliana Megid, diretora executiva de Relações Institucionais do Grupo NC, que destacou a importância do diálogo entre diferentes setores para fortalecer o sistema de saúde brasileiro.

No centro dos debates esteve a necessidade de dotar o sistema de saúde de autonomia, previsibilidade e segurança jurídica, fatores apontados pelos participantes como fundamentais para atrair investimentos, fomentar a inovação e ampliar a capacidade de atendimento no país. Entre os palestrantes do encontro estiveram o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; além de outras autoridades federais e especialistas.

Para o CFF, a discussão é estratégica. A presença da autarquia no fórum reforçou o papel dos farmacêuticos na jornada de cuidado ao paciente — desde a atenção primária até a incorporação de tecnologias e medicamentos — e a importância de uma política de Estado que permita planejamento de médio e longo prazos.

Fala de Lenira Costa, vice-presidente do CFF

“Defendemos uma estratégia nacional que garanta previsibilidade e segurança jurídica ao setor de saúde. Só com regras claras e políticas estáveis será possível atrair investimentos sustentáveis, acelerar a inovação e ampliar o acesso da população a serviços e produtos seguros. Os farmacêuticos têm um papel central nesse processo — atuando na promoção da saúde, na vigilância sanitária e no cuidado farmacêutico — e estamos prontos para contribuir em propostas que promovam integração entre governo, iniciativa privada e sociedade civil”, afirmou Lenira Costa.

O diretor do Núcleo de Alimentos e Medicamentos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Carlos Lima, com a vice-presidente, Lenira Costa, e o secretário-geral do CFF, Gustavo Pires

O Fórum Saúde concluiu com a sinalização de que a construção de uma Estratégia Nacional demandará diálogo amplo e compromisso intersetorial, com foco na efetividade das políticas e na melhoria dos indicadores de saúde da população brasileira.