Harvard: estatina é o melhor medicamento para reduzir o colesterol LDL

De acordo com a Harvard Health Publishing

Image description

Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) revela que 1 em cada 4 crianças e adolescentes no país sofre de colesterol alto, e cerca de 19% deles apresentam alterações no LDL, conhecido como colesterol ruim. Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia mostram que 40% da população no Brasil também sofre de colesterol alto.

De acordo com a Harvard Health Publishing, pessoas com colesterol alto devem fazer mudanças na dieta para reduzi-lo a níveis saudáveis. O exercício físico pode ajudar a aumentar o nível de HDL, o chamado colesterol "bom". Além disso, mudanças na alimentação e o uso de medicamentos, especialmente as estatinas, podem reduzir consideravelmente o LDL, o colesterol "ruim".

A publicação da Harvard Health menciona que ainda não há um consenso definitivo sobre a melhor dieta para reduzir o colesterol. O regime vegetariano é apontado como o mais eficaz para diminuir o colesterol total e o LDL, porém, pode ser desafiador de seguir. Outra opção é a dieta "estilo mediterrâneo", embora não haja uma definição estrita do que deve ser incluído nesse tipo de dieta.

De acordo com a Harvard, as estatinas geralmente devem ser a primeira opção para reduzir o colesterol LDL. Esses medicamentos, também conhecidos como inibidores da HMG-CoA redutase (lovastatina, sinvastatina, pravastatina, fluvastatina, atorvastatina e rosuvastatina), agem inibindo a enzima necessária para a produção de colesterol, ajudando assim a reduzir os níveis de LDL. Além disso, as estatinas também têm o benefício adicional de diminuir o risco de desenvolvimento de endurecimento das artérias (aterosclerose) e reduzir as chances de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

O papel do farmacêutico no combate ao colesterol elevado é fundamental para melhorar a saúde dos pacientes e reduzir os riscos associados a níveis elevados de colesterol. O aconselhamento sobre o estilo de vida, triagem para medir os níveis de colesterol dos pacientes, gerenciamento de medicamentos e explicação sobre possíveis interações medicamentosas são algumas das ações que podem ser desempenhadas pelos profissionais farmacêuticos. 

Os farmacêuticos, indispensáveis, trabalham em estreita colaboração com outros profissionais de saúde para garantir que os pacientes recebam o tratamento mais adequado e eficaz para suas necessidades individuais.