Adoção do SEI já representa dois anos de economia e agilidade na tramitação de processos

Atualmente, estão integrados ao SEI/CFF/CRFs, mais de 600 usuários internos e 5 mil usuários externos

Image description

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI/CFF/CRFs) completa dois anos desde a implantação no Conselho Federal de Farmácia (CFF), em abril de 2023. Todos os conselhos regionais de Farmácia já aderiram à ferramenta de gestão e os regionais do Mato Grosso do Sul (CRF-MS) e de São Paulo (CRF-SP) já estão operando com o sistema consolidado e bem adaptado à rotina organizacional.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) cedeu o sistema ao CFF, gratuitamente, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (TRF4 Nº 326/2022) firmado entre as duas entidades. A utilização desse instrumento tem como premissas a inovação, economia do dinheiro público, transparência administrativa, compartilhamento do conhecimento produzido e sustentabilidade.

Desde que foi implantado, mais de 66 mil processos deixaram de ser abertos e de circular por meio físico para serem iniciados e tramitados por meio do sistema. Esses documentos estão distribuídos nos módulos: SEI Controle de Passagens & Diárias; SEI Peticionamento, Intimação e Procuração; e SEI Julgar.

Atualmente, estão integrados ao SEI/CFF/CRFs, mais de 600 usuários internos e 5 mil usuários externos. Entre estes, estão os farmacêuticos, fornecedores, representantes de conselhos profissionais, órgãos de controle, órgãos do Poder Judiciário, órgãos do Poder Executivo, entre outros. 

O presidente do CFF e gestor do SEI, Walter Jorge João, fez uma avaliação da ferramenta enumerando vantagens para a instituição e seus públicos, desde a adesão. “Nesses últimos dois anos, podemos apontar benefícios para o sistema CFF/CRFs, como mudança de cultura organizacional, mapeamento dos processos, economia de recursos, agilidade na tramitação de processos, maior transparência das atividades desenvolvidas, mais proximidade da autarquia com os cidadãos. Além disso, com essa inovação, foi possível ofertar mais um canal de comunicação aos farmacêuticos”, avaliou.

Na visão do diretor secretário-geral do CFF e membro do órgão gestor do SEI/CFF/CRFs, Gustavo Pires, a implantação da ferramenta representa um grande avanço para a agilidade e para a qualidade dos processos. “Esse sistema permite uma série de ações que não eram possíveis com a tramitação de processos em papel, a exemplo a agilidade no julgamento dos processos administrativos fiscais, em grau de recurso, que agora leva de 2 a 3 meses para serem concluídos”, explicou.