Primeira boneca Barbie com diabetes tipo 1 é lançada
Boneca traz bomba de insulina e sensor de glicose como parte do visual e representa avanço na diversidade de brinquedos ao retratar crianças com condições crônicas

Em mais um passo rumo à representatividade, a Mattel lançou nesta terça-feira (8) a primeira Barbie com diabetes tipo 1. A iniciativa busca promover inclusão e empatia ao retratar uma condição crônica que afeta milhões de pessoas, permitindo que mais crianças se vejam refletidas na icônica boneca.
Para desenvolver o modelo com fidelidade à realidade de quem convive com a doença, a empresa contou com o apoio da organização Breakthrough T1D (antiga JDRF), referência internacional em pesquisa e advocacy voltados ao diabetes tipo 1. A colaboração teve como foco representar com precisão os desafios e recursos utilizados no tratamento diário.
A nova versão da Barbie traz no braço um sensor de monitoramento contínuo de glicose (CGM) e, na cintura, uma bomba de insulina — dois dispositivos fundamentais para o controle da condição. O visual da boneca também foi pensado para simbolizar a causa: a blusa azul com bolinhas faz referência à cor e ao símbolo universal de conscientização sobre o diabetes.
Além da nova boneca, a Mattel homenageou personalidades que convivem com o diabetes tipo 1, como a influenciadora fitness norte-americana Robin Arzón e a modelo britânica Lila Moss. Ambas receberam versões personalizadas da Barbie inspiradas em sua trajetória e imagem.
O produto já está disponível para compra nos Estados Unidos por meio do site oficial da Mattel e em lojas parceiras. Ainda não há previsão de chegada ao mercado brasileiro.