Logística reversa recolheu mais de 600 toneladas de resíduos de medicamentos
Sistema LogMed já recolheu mais de 600 toneladas de resíduos em 650 municípios do País
O Sistema LogMed, de Logística Reversa de Medicamentos Domiciliares Vencidos ou em Desuso e suas Embalagens, possui 6.800 pontos de coleta distribuídos pelo país e recolheu uma quantidade estimada em mais 600 toneladas de resíduos, desde sua implementação, em 2021. Ele está presente em 650 municípios, instalados em farmácias, e está disponível para mais de 135 milhões de pessoas.
Estes dados foram anunciados em evento online realizado no dia 23/2, que contou com a participação de representantes do varejo, da distribuição e da indústria - os três elos da cadeia farmacêutica que coordenam o Sistema LogMed.
O advogado especialista em Direito Ambiental Fabricio Soler destacou o avanço gradual e progressivo do Sistema LogMed, atualmente na etapa 1 da fase 2, e os desafios futuros, com o importante engajamento de todos os agentes envolvidos na logística reversa de medicamentos – município, consumidor, comerciante, distribuidor, importante e fabricante. “Os números apresentados são motivos de muito orgulho, pois a iniciativa já beneficia mais da metade da população brasileira”, disse o consultor do Sistema LogMed.
A próxima etapa da iniciativa, com previsão de término para setembro de 2026, contempla a instalação de mais de 4.000 pontos de coleta em municípios com mais de 100 mil habitantes.
O descarte correto dos medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso e suas embalagens pelo Sistema Logmed foi criado e é gerido por 16 entidades do setor farmacêutico (varejo, distribuição e indústria).
Acesse o Sistema LogMed e veja onde é possível fazer o descarte correto de resíduos de medicamentos.