Mulheres respondem por 62% dos beneficiários do Farmácia Popular

Os números apontam para um aumento no fornecimento de medicamentos totalmente gratuitos para as beneficiárias desde a retomada do programa

Image description

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde revelam que, entre janeiro do ano passado e janeiro deste ano, mais de 15 milhões de mulheres buscaram assistência no programa Farmácia Popular. Segundo o ministério, essas mulheres representam 62% dos usuários que retiram medicamentos, gratuitos ou com coparticipação, e outros insumos, como absorventes e fraldas geriátricas.

O Ministério destacou que desde a retomada do programa, em 7 de junho, quando passaram a ser distribuídos fármacos específicos para a saúde feminina, mais de 404 mil mulheres obtiveram acesso a remédios para osteoporose e anticoncepção. A distribuição desses dois tipos específicos totalizou 3,7 milhões de unidades.

Além disso, os números apontam para um aumento no fornecimento de medicamentos totalmente gratuitos para as beneficiárias desde a retomada do programa, em junho passado, com aproximadamente 2,7 milhões de mulheres tendo acesso a essas medicações. No total, mais de 1 bilhão de medicamentos e fraldas geriátricas foram retirados por esse público.