Conselho Federal de Farmácia (CFF) completa hoje, 11 de novembro, 64 anos

Saiba quais são as funções dos Conselhos

Image description

Há 64 anos, o marco da profissão farmacêutica no Brasil!

O Conselho Federal de Farmácia completa hoje, 11 de novembro, 64 anos. E quem ganhou o presente foi a categoria. Às vésperas do seu aniversário, a entidade entregou um dos mais bem organizados eventos do ano. O III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas foi um marco do compromisso do CFF em assegurar a atualização dos farmacêuticos para o exercício profissional ético e de qualidade.

Em 11 de novembro de 1960, o então Presidente Juscelino Kubitschek sancionou a Lei nº 3.820, criando o Sistema CFF e os Conselhos Regionais de Farmácia. A fundação dessas entidades foi o resultado de um movimento iniciado em 1916, por farmacêuticos de todo o Brasil, que culminou inicialmente com a criação da Associação Brasileira de Farmacêuticos. A partir daí, os profissionais seguiram unidos na mobilização pela regulamentação da profissão e a criação de um órgão que congregasse todos profissionais em atividade no país. Entre os pioneiros desse movimento estavam Jayme Torres, o primeiro presidente do Conselho Federal, e Aluísio Pimenta, ex-reitor da UFMG, que também foi ministro da Cultura.

“Parabenizo a todos que fazem ou fizeram parte do Sistema CFF. Cada um de vocês tem sido fundamental para que possamos continuar nossa missão como a principal instituição da profissão farmacêutica no país”, afirma Walter Jorge João, presidente do CFF.

Neste momento de celebração, o presidente também faz um convite a todos para conhecerem mais sobre as funções dos Conselhos, que existem para garantir que a profissão atenda às necessidades de saúde da sociedade, com ética e qualidade.

 

O que fazem os Conselhos de Farmácia?

• Inscrever e habilitar os profissionais farmacêuticos;

• Expedir resoluções que se tornarem necessárias para fiel interpretação e execução da lei, definindo ou modificando atribuições e competências dos profissionais farmacêuticos;

• Colaborar com autoridades sanitárias para uma melhor qualidade de vida do cidadão;

• Organizar o Código de Deontologia Farmacêutica;

• Zelar pela saúde pública, promovendo a difusão da assistência farmacêutica no País.

 

Nossa missão?

Promover a valorização do profissional do farmacêutico, visando a defesa da sociedade!

 

Principais Serviços

• Fiscalizar o exercício profissional, por meio dos Conselhos Regionais de Farmácia;

• Prestar consultoria e assessoria de informações técnicas e jurídicas na área farmacêutica;

• Oferecer informações sobre o uso racional de medicamentos, e esclarecer dúvidas, através do Centro Brasileiro de Medicamentos (CEBRIM).

• Promover e apoiar congressos, cursos e eventos científicos.

 

Estamos juntos para fortalecer a profissão e proteger a saúde de todos!