OPAS lança ferramenta gratuita para avaliação da qualidade da prestação de serviços farmacêuticos

O documento será útil para as autoridades sanitárias, permitindo a adaptação conforme as capacidades e objetivos de cada país

Image description

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) disponibilizou uma ferramenta robusta com 79 indicadores, baseados nos princípios de uma atenção primária à saúde renovada, para implementação nos serviços farmacêuticos. 

O desenvolvimento desses indicadores começou em 2019, sob a direção da OPAS, com contribuições de especialistas, workshops regionais e teste piloto na Argentina e Peru em 2022. O documento descreve uma abordagem simplificada de implementação, facilitando a compreensão dos resultados e a tomada de decisões, com elementos-chave para consideração durante a implementação. Cada indicador é apresentado em uma ficha técnica, destacando a importância de redefinir e avaliar a qualidade dos serviços farmacêuticos em todos os níveis de atenção à saúde. 

A ferramenta permite a adaptação às capacidades e objetivos de cada país, e servirá como recurso de autoavaliação para os serviços farmacêuticos, facilitando planos de melhoria contínua. 

Josélia Frade, coordenadora técnica e científica do Conselho Federal de Farmácia (CFF), parabeniza a OPAS pelo projeto, por seu lançamento e agradece por poder participar da elaboração do material. “Tive a honra de representar o presidente do CFF no grupo desta publicação. Espero que os indicadores propostos contribuam para avaliar o impacto do trabalho dos farmacêuticos. Infelizmente, grande parte do trabalho da categoria não é devidamente reconhecido pelos gestores. É crucial melhorarmos nossa comunicação para enaltecer os resultados do nosso trabalho”, conclui.

Clique aqui e acesse o material!