Butantan e Pfizer firmam parceria para produção da vacina contra o vírus sincicial respiratório
Distribuição pelo SUS começa em novembro, com prioridade para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez

O Ministério da Saúde anunciou uma parceria de transferência de tecnologia entre o Instituto Butantan e a farmacêutica Pfizer para a produção nacional da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), uma das principais causas de infecções respiratórias graves em bebês, como bronquiolite e pneumonia.
A previsão é que as primeiras 1,8 milhão de doses sejam entregues até o fim deste ano. Em fevereiro, a pasta já havia confirmado a incorporação do imunizante ao Sistema Único de Saúde (SUS). Com o acordo, a vacinação gratuita deve começar na segunda quinzena de novembro.
Segundo o ministério, a aplicação será feita em gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, em dose única. O objetivo é estimular a transferência de anticorpos para o bebê ainda durante a gestação, garantindo proteção nos primeiros meses de vida — período de maior risco para complicações causadas pelo VSR.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações, o vírus é responsável por 80% dos casos de bronquiolite e 60% das pneumonias em crianças menores de 2 anos. A cada cinco crianças infectadas, uma necessita de atendimento médico e, em média, uma em cada 50 acaba hospitalizada no primeiro ano de vida.