GSK entrega dispositivos inalatórios ao CFF para curso sobre cuidado farmacêutico em asma
Curso de Cuidado Farmacêutico em Asma tem como objetivo capacitar os farmacêuticos a orientar os pacientes sobre o uso correto dos dispositivos inalatórios
O curso Cuidado Farmacêutico em Asma, promovido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) para capacitar profissionais da saúde em todo o Brasil, recebeu um importante incentivo na manhã desta terça-feira, 12 de novembro. Durante visita à sede do CFF, a GSK (GlaxoSmithKline) entregou materiais educativos e dispositivos inalatórios, que serão utilizados no curso para facilitar a formação de farmacêuticos no manejo de pacientes com asma e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica).
Segundo Eduardo Lourenço Gomes da Costa, gerente de acesso público da GSK na região Centro-Oeste, a empresa busca contribuir com iniciativas que melhorem a adesão ao tratamento de pacientes com doenças respiratórias graves, como asma e DPOC. "Como indústria, nossa missão é apoiar a jornada do paciente, garantindo acesso às melhores opções terapêuticas e promovendo o uso adequado dos medicamentos, para alcançar a melhor resposta no tratamento", afirmou.
O curso de Cuidado Farmacêutico em Asma tem como objetivo capacitar os farmacêuticos a orientar os pacientes sobre o uso correto dos dispositivos inalatórios, essenciais no tratamento dessas doenças respiratórias. "É fundamental que os profissionais de saúde, especialmente os farmacêuticos, compreendam as especificidades de cada dispositivo para oferecer uma orientação eficaz aos pacientes. Por isso, estamos tão comprometidos com essa parceria com o CFF", completou Gomes da Costa.
Durante a visita, a GSK também destacou o pioneirismo do CFF no fortalecimento da atenção primária e do cuidado farmacêutico nos municípios de todo o Brasil, incluindo os de pequeno porte. "Não temos visto iniciativas semelhantes. Estamos agora desenvolvendo um trabalho dedicado aos conselhos regionais de cada estado, que têm nos apoiado muito com contribuições em consultas públicas, jornadas de educação médica e outras ações, que, até o ano passado, ainda não eram uma realidade", afirmou Gomes da Costa.
Ao receber os materiais doados, o presidente do CFF, Walter Jorge João, agradeceu a colaboração da GSK. "Com a entrega desses dispositivos e materiais educativos, a GSK reafirma seu compromisso com a saúde pública e o bem-estar dos pacientes brasileiros, alinhando-se ao CFF na missão de promover um tratamento adequado e eficaz para doenças respiratórias crônicas", destacou o presidente.
O material foi entregue a Walter Jorge João, junto à vice-presidente do CFF, Lenira da Silva Costa, ao diretor tesoureiro, professor João Samuel Meira, e ao presidente do Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal, Humberto Costa. Também estiveram presentes Wagner Caliman, gerente de Engajamento com Stakeholders, Kellen Rezende, gerente de Relações Governamentais, e Mário Borges, gerente Institucional de Vendas.