Diretoras do CRF-RS apresentam Sistema Oportuniza Assistência Farmacêutica

Presidente e secretária-geral do CRF/RS falaram ao Plenário sobre o sistema que o conselho desenvolveu em parceria com a FAMURS para facilita o acesso a medicamentos

Image description

Durante a tarde desta segunda-feira, 12/12, na 525ª Reunião Plenária do Conselho Federal de Farmácia, a presidente e a secretária-geral do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS), Letícia Raupp e Zelma Padilha, apresentaram ao Plenário do CFF o Sistema Oportuniza Assistência Farmacêutica. Desenvolvido pelo CRF-RS em parceria com a Federação da Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) o sistema é um banco de dados no qual estão cadastradas as listas de medicamentos adquiridos pelo governo federal, estadual e municipal. Ele mostra quais medicamentos da REMUME estão disponíveis nos 497 municípios gaúchos e em quais unidades de saúde eles podem ser encontrados, bem como os horários de funcionamento das mesmas.


O Oportuniza Assistência Farmacêutica ainda oferece os nomes do gestor municipal, da Comissão de Farmácia e Terapêutica e do farmacêutico responsável, investimentos municipais na área de saúde e na assistência farmacêutica a geolocalização, que possibilita aos usuários, visualizarem as unidades de saúde mais próximas para retirada de medicamentos prescritos. O sistema pode ser consultado por qualquer cidadão, e é alimentado exclusivamente pelos farmacêuticos da rede municipal, mediante acesso protegido com senha. 


Além de tornar mais ágil e fácil a informação sobre quais medicamentos estão disponíveis nas unidades do SUS, a plataforma tem contribuído para proporcionar o reconhecimento da importância do trabalho do farmacêutico pelos gestores municipais.  Com o sistema os desenvolvedores apostam na redução da judicialização de medicamentos, item que se apresenta com o maior volume de processos dessa natureza na área da saúde.

 

“Esta é uma grande ferramenta para o judiciário, para o usuário e, especialmente, para os médicos prescritores", ressalta a secretária-geral do CRF-RS, Zelma Padilha. Ela explica que o conselho tem contribuído no apoio e no treinamento aos farmacêuticos e gestores para que eles mantenham sempre atualizadas as Relações Municipais de Medicamentos Essenciais (Remume) disponíveis no sistema Oportuniza. Dessa atualização depende o bom funcionamento do sistema e sua contribuição para a transparência em relação às terapias e o Uso Racional de Medicamentos (URM). 


A presidente do CRF/RS, Letícia Raupp, destaca a importância da atuação dos farmacêuticos nas equipes multidisciplinares de saúde dos municípios e a plena participação destes profissionais na Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), para pensar em estratégias que promovam saúde e qualidade de vida para a população. “É importante, também, que as Defensorias Públicas contratem farmacêuticos para contribuir com pareceres técnicos junto aos defensores públicos”, defende.