Guia Prático sobre canetas reutilizáveis de insulina no SUS é lançado pela SBD

Publicação oferece orientações importantes aos pacientes e profissionais de saúde

Image description

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) com o apoio do CFF publicou um guia prático sobre a incorporação das canetas reutilizáveis de insulina (NPH e Regular) no SUS. O documento apresenta informações direcionadas tanto aos pacientes quanto aos profissionais de saúde que fornecem o medicamento e os materiais necessários para o tratamento da doença.

Para as pessoas que vivem com diabetes, o manual descreve precauções e recomendações importantes como a forma correta de armazenamento da insulina, das canetas já em uso e a necessidade da substituição da própria caneta, que tem validade de 3 (três) anos após o primeiro uso. Já para os profissionais de saúde, o guia detalha o passo a passo para o registro dos procedimentos necessários e da evolução dos pacientes no e-SUS.

De acordo com o conselheiro federal suplente pelo estado do Rio Grande do Sul, Leonel Almeida, ao promover um melhor acompanhamento dos processos e da doença no País, a publicação é uma ferramenta importante para toda a sociedade. "Essas orientações elaboradas pela SBD representam um avanço para oferecer mais segurança, comodidade e adesão ao tratamento para pessoas com diabetes tendo o farmacêutico como ator importante para o sistema de saúde", acredita.

Clique aqui e acesse o guia gratuito!