Farmacêutico e drag queen une seu amor pela ciência e a arte e quebra barreiras ao falar sobre saúde

Criador da personagem Kam Middle, pesquisador clínico usa a arte para levar esclarecimentos sobre saúde e quebrar barreiras

Image description

Para o farmacêutico Lincoln Marques o carnaval já começou! O pesquisador da área clínica, que se dedica a oferecer mais conforto a pacientes em cuidados paliativos, também divide seu tempo a outra atividade que ama: sua personagem drag queen chamada Kam Middle. 

Misturando suas paletas de sombra, esmaltes, glitter, base, pó, iluminador contorno e blush, o farmacêutico se transformou e iniciou bem as festividades antecipadas de carnaval em seu estado, Sergipe. "Participei de uma ação, junto à Secretaria Estadual de Saúde de Sergipe, para divulgar informações sobre prevenção combinada ao HIV, Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) infecções sexualmente transmissíveis etc, em uma prévia carnavalesca aqui em Aracaju". Ele afirma que, por meio de sua personagem, consegue transitar, e até unir, dois universos que, aparentemente, não teriam essa estreita conexão.

Aos 28 anos, Lincoln Marques Cavalcante Santos se diz um curioso que gosta de esmiuçar as coisas nos mínimos detalhes para entender como elas funcionam. "Utilizo essa técnica em tudo na vida, quer seja na pesquisa dentro do hospital, no ensino em sala de aula, no design gráfico e, agora, na minha drag Kam", descreve.

O artista sempre teve interesse em integrar esse mundo até que, em maio de 2022, enquanto cursava o mestrado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FCFRP/USP), decidiu criar a Kam Middle. "A recepção foi maravilhosa, entre os discentes e docentes da faculdade. Logo após, fui desenvolvendo a personagem de maneira que ela pudesse encontrar a farmácia de alguma forma". Lincoln Marques recebeu até uma premiação recentemente, na qual foi caracterizado de Kam e recebeu muitos aplausos. Também em Ribeirão Preto, foi chamado pela coordenação da parada LGBTQIA+ da cidade para representar a USP como cerimonialista na Câmara Municipal dos Vereadores.  

Depois do carnaval, Lincoln deve dar início a um novo projeto envolvendo sua personagem. "Eu recebi um convite da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP-Ribeirão Preto para estrear uma série falando sobre a arte drag e um pouco da farmácia e esse projeto ainda está em desenvolvimento". Fã do reality show composto por drag queens, o RuPaul's Drag Race, no qual eles enfrentam um desafio a cada semana envolvendo dança, canto, costura e maquiagem, Lincoln agradece a oportunidade por, também, ser um pesquisador. "Sou cientista pois desejo, de alguma forma, retribuir a sociedade brasileira todo o apoio depositado nas universidades públicas e no SUS. Meu objetivo enquanto cientista é promover qualidade de vida aos pacientes atendidos e contribuir na construção do conhecimento do meu país" destaca.