Nave espacial que produziu, no espaço, medicamento usado no tratamento do HIV é autorizada a voltar
Com a conclusão bem-sucedida do experimento, a empresa obteve aprovação regulatória para a reentrada da cápsula W-Series 1
A Varda Space Industries anunciou com sucesso a produção de um medicamento em um laboratório espacial durante a missão Transporter-8, lançada em junho de 2023. O medicamento, Ritonavir, utilizado no tratamento do HIV, foi cristalizado no satélite W-Series 1, acoplado à plataforma Photon da Rocket Lab.
Após semanas de testes, a Varda iniciou o experimento de produção, que durou 27 horas. O pequeno laboratório espacial, em microgravidade, permitiu a formação mais rápida e de maior qualidade dos cristais, algo que seria afetado pela gravidade terrestre.
Com a conclusão bem-sucedida do experimento, a empresa obteve aprovação regulatória para a reentrada da cápsula W-Series 1, carregando os cristais medicinais produzidos em órbita. A cápsula está programada para ser liberada sobre as instalações de Teste e Treinamento da Força Aérea dos Estados Unidos, em Utah, no dia 21 de fevereiro.
Após o retorno, espera-se que a espaçonave Photon da Rocket Lab seja queimada na atmosfera, sendo utilizada para abrigar a cápsula cônica da Varda durante sua permanência na órbita terrestre.
O medicamento
O ritonavir é destinado, em combinação com outros medicamentos antirretrovirais, ao tratamento de pacientes adultos e pediátricos infectados pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), quando uma terapia antirretroviral for indicada com base em evidência clínica ou imunológica de progressão da doença. O ritonavir não cura a infecção por HIV e os pacientes podem adquirir outras doenças associadas à infecção por HIV, incluindo infecções oportunistas.