CFF define data para o I Fórum Nacional da Assistência Farmacêutica na Saúde Indígena

O evento será realizado nos dias 15 e 16 de maio, no auditório do conselho, em Brasília

Image description

A saúde indígena vive um processo de reconstrução no Brasil. Essas mudanças são fruto do protagonismo cada vez maior e decisivo de suas lideranças. Mas ainda há desafios significativos a serem superados! Para promover a troca de experiências e buscar a proposição de uma agenda política que contribua para a solução desses problemas, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizará nos dias 15 e 16 de maio, em sua sede, no Lago Sul, em Brasília, o I Fórum Nacional da Assistência Farmacêutica na Saúde Indígena. As atividades acontecerão das 08:30 às 12:00h e das 14:00 às 18:00h, de forma presencial. As inscrições serão abertas em breve. 

Serão convidados a participar, autoridades do Ministério da Saúde e de sua Secretaria da Saúde Indígena (Sesai), deputados, senadores, representantes indígenas, farmacêuticos atuantes na área e lideranças da categoria farmacêutica. “A escassez de profissionais de saúde, em especial da nossa categoria, para lidar com as demandas das comunidades de cada um dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), aliada a outras limitações, dificultam o acesso dessas populações a serviços essenciais que garantam o direito universal, integral e equitativo à saúde. É urgente a abertura do diálogo e estamos comprometidos com essa causa”, destaca o presidente do conselho, Walter da Silva Jorge João. 

O conselho tem atuado fortemente na defesa de uma assistência farmacêutica de qualidade para os povos indígenas do Brasil. As atribuições do farmacêutico na saúde indígena foram regulamentadas pela entidade em setembro de 2017, com a aprovação da Resolução CFF nº 649/17. A construção da norma foi coletiva, e contou com a colaboração de farmacêuticos e representantes dos indígenas. 

O CFF também tem reivindicado o preenchimento das vagas de farmacêuticos responsáveis técnicos nos Polos Base e Casas de Saúde Indígenas (Casais), em cumprimento à Lei nº 13.021/2014, que obriga a presença permanente do farmacêutico em farmácias de qualquer natureza. O assunto foi tema de reunião em dezembro do ano passado, entre o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João, o secretário-geral do órgão, Gustavo Pires, e o titular da Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba. Na ocasião, o presidente do CFF anunciou a realização do Fórum, e Tapeba comprometeu-se a, dentro do possível, apoiar as iniciativas do CFF. O compromisso foi reiterado em visita da comissão organizadora do fórum ao secretário, nesta quarta-feira, 13/03. 

Planejamento - Esta semana a comissão organizadora do evento esteve reunida em Brasília para trabalhar no planejamento do evento.  Participaram dos trabalhos, Wellington Barros da Silva (UFS), o conselheiro federal de Farmácia suplente pelo estado do Pará, Pedro Chaves da Silva Júnior, o professor Marcos Valério Santos da Silva (UFPA), Artemizia da Silva Araújo  Nukini, do DSEI Alto Rio Juruá SESAI/MS, Maximiliano Faria Brito, do DSEI Vilhena/SESAI/MS, Miracy do Nascimento Silva, do DSEI Guamá-Tocantins/SESAI/MS e Reile Moreira de Amorim Firmato, do DSEI Minas Gerais e Espírito Santo/ SESAI/MS.