Nove em cada dez juízes federais brasileiros confiam na vacina contra Covid-19

Os resultados, publicados em um artigo científico na revista "Cadernos de Saúde Pública", destacam que a maioria dos juízes é contra movimentos antivacina

Image description

Um estudo conduzido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em Minas Gerais, revelou que 93% dos juízes federais brasileiros têm confiança nas vacinas contra a Covid-19. A pesquisa, parte do trabalho de doutorado do juiz federal Wilson Medeiros Pereira, abrangeu 1.300 juízes federais em todo o país, que responderam a um questionário enviado por e-mail entre 2021 e 2022.

Os resultados, publicados em um artigo científico na revista "Cadernos de Saúde Pública", destacam que a maioria dos juízes é contra movimentos antivacina e apoia sanções para os que se recusam a ser vacinados. Além disso, acreditam na obrigatoriedade da vacinação para adultos, crianças e adolescentes, com consentimento dos pais.

A pesquisa também revelou opiniões sobre a Anvisa e o papel do Judiciário na decisão sobre passaportes sanitários. A maioria dos juízes concordou que os procedimentos aprovados pela Anvisa devem ser seguidos e apoiou a adoção do passaporte sanitário no Brasil.

O estudo visa entender as percepções do Judiciário Federal sobre a vacinação, um tema de interesse público. Pereira destaca que as opiniões dos juízes são relevantes, pois muitas decisões administrativas são moldadas com base no entendimento do Judiciário.

Clique aqui para ler o artigo!