Frente Parlamentar Mista da Saúde: Presidente do CFF defende valorização farmacêutica
CFF é membro da frente, que foi lançada nesta quarta-feira, 14/06, em Brasília. Solenidade no Sesi Lab foi prestigiada por alguns dos políticos mais influentes da área da Saúde
Nesta quarta-feira, 14/12, às 19 horas, no Sesi Lab, em Brasília, foi lançada a Frente Parlamentar Mista da Saúde. Presidida pelo deputado federal Dr. Zacharias Calil (@drzachariascalil), a frente tem, em sua concepção, a pluralidade partidária em torno do interesse da sociedade brasileira na Saúde, como um serviço público, gratuito e de qualidade. A frente nasce com a adesão de 188 deputados e 12 senadores, sendo que mais de uma dezena dos mais influentes deles marcaram presença na solenidade de abertura. Entre esses estavam o senador Hiran Gonçalves (PP-RR) e os deputados Zé Vitor (PL- MG), Osmar Terra (MDB-RS), Arlindo Chinaglia (PT-SP) e o deputado Eduardo Velloso (União-AC).
Gustavo Pires, secretário-geral do CFF e secretário executivo do Instituo Cuida Brasil
O Conselho Federal de Farmácia integra a frente como membro do Conselho Consultivo, representado pelo seu presidente, Walter da Silva Jorge João. Além disso, o diretor secretário-geral do conselho, Luiz Gustavo de Freitas Pires, é secretário executivo do Instituto Cuida Brasil, que responde pela Secretaria Executiva da FPMS. Ambos discursaram. Walter Jorge João foi incisivo na defesa da “dinamização” do Sistema Único de Saúde (SUS) e uma maior contribuição dos farmacêuticos ao sistema. “Temos muito a contribuir e precisamos tirar a assistência farmacêutica do Brasil dessa banalização, do esquecimento, de menos valor que ela tem recebido.”
Diante de alguns dos parlamentares mais influentes desse país, o presidente do CFF defendeu também a inserção dos serviços farmacêuticos no programa Farmácia Popular. Ele destacou que tem discutido amplamente o assunto com a direção da frente, sobre o tema. “O acesso aos medicamentos sem o devido acompanhamento do seu uso não atinge os objetivos que esperamos”, sinalizou ele, agradecendo ao deputado federal Dr. Zacharias Calil (@drzachariascalil), pelo convite feito ao CFF para integrar a FPMS. “A pluralidade partidária em torno do interesse da sociedade brasileira na Saúde, como um serviço público, gratuito e de qualidade é fundamental e estamos honrados em fazer parte desse movimento!”
O secretário- geral do CFF e secretário executivo do Instituto Cuida Brasil, Luiz Gustavo de Freitas Pires, destacou a importância da FPMS como uma iniciativa que visa fortalecer a saúde pública no Brasil. “Uma missão que se tornou ainda mais urgente após a dolorosa experiência da pandemia da Covid-19. Diante desse cenário, ações legislativas tornam-se fundamentais para impulsionar a saúde e aprimorar as propostas que beneficiam a nossa sociedade.”
Estiveram presentes no lançamento da Frente Parlamentar Mista da Saúde, os conselheiros federais de Farmácia Isabela Sobrinho (AC), Carlos André Oeiras Sena (AP), Maely Retto (RJ), Gizelli Coutinho (MA), Jardel Inácio (AM) e Gerson Pianetti (MG), o suplente de conselheiro federal, Márlisson Rêgo (AP), e o farmacêutico e advogado Eugênio Muniz, diretor geral da Faculdade do ICTQ.