Novas apresentações do Mounjaro chegam às farmácias brasileiras
Medicamento para diabetes tipo 2 e obesidade terá versões de 7,5 mg e 10 mg a partir de setembro

A farmacêutica Eli Lilly anunciou que as doses de 7,5 mg e 10 mg do Mounjaro (tirzepatida) começam a ser vendidas neste mês no Brasil. Até agora, o medicamento estava disponível apenas em 2,5 mg — fase inicial de adaptação — e 5 mg, primeira dose terapêutica.
Aprovado pela Anvisa em setembro de 2023, o Mounjaro foi lançado em maio de 2025 para o tratamento de diabetes tipo 2 e, em junho, também passou a ser indicado para sobrepeso com comorbidades, obesidade e controle crônico de peso. As novas doses intermediárias serão usadas em casos em que o tratamento com 5 mg não for suficiente para o controle da glicemia ou do peso.
O preço mensal, correspondente a uma caixa com quatro canetas aplicadoras, varia entre R$ 2,6 mil e R$ 3,6 mil. O valor é considerado alto e pode dificultar o acesso, especialmente para pacientes com obesidade, já que o tratamento não é coberto pelo SUS.
Em outros países, como EUA e Europa, já estão disponíveis doses mais altas (12,5 mg e 15 mg), que ainda não têm previsão de chegada ao Brasil.