Consulta pública propõe novas diretrizes para tratamento da dermatite atópica no SUS

Ministério da Saúde sugere atualização de protocolo com inclusão de novos medicamentos para casos graves da doença em crianças e adolescentes

Image description

O Ministério da Saúde abriu, no último dia 4 de julho, a Consulta Pública Conitec/SECTICS nº 57/2025 para receber contribuições sobre a proposta de atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Dermatite Atópica. A atualização atende à Portaria SECTICS/MS nº 48/2024, que incorporou o uso do dupilumabe para crianças e do upadacitinibe para adolescentes com dermatite atópica grave no Sistema Único de Saúde (SUS).

Além desses dois medicamentos, o novo protocolo também inclui recomendações para o uso de furoato de mometasona, tacrolimo e metotrexato, com base nas portarias SECTICS/MS nº 18/2025, nº 31/2025 e nº 17/2025. A proposta atualiza as diretrizes terapêuticas com base nas evidências científicas mais recentes, visando aprimorar o tratamento de casos moderados e graves da doença.

A dermatite atópica (DA) é uma condição inflamatória crônica da pele, com alta prevalência na infância, mas que também afeta adultos. No Brasil, estudos apontam que a prevalência da doença pode variar entre 5,4% e 20,1%, dependendo da faixa etária e da metodologia utilizada. A forma grave da doença é menos frequente, mas tem grande impacto na qualidade de vida dos pacientes e suas famílias, além de estar associada a complicações oftalmológicas, infecções recorrentes e problemas de saúde mental.

A proposta de atualização do PCDT reforça o papel da Atenção Primária à Saúde na identificação precoce e no encaminhamento adequado dos casos, contribuindo para melhores resultados clínicos e redução da carga socioeconômica associada à doença.

A consulta pública está aberta até o dia 23 de julho de 2025 e a população pode participar acessando o site do governo federal. As contribuições podem ser feitas mediante login na plataforma gov.br.

📢 Participe da consulta pública acessando o link:
👉 https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-conitec-sectics-n-57-2025-pcdt-dermatite-atopica

A participação social é fundamental para que as diretrizes do SUS sejam cada vez mais eficazes, inclusivas e baseadas nas reais necessidades da população.