Virginia Fonseca enfrenta reação alérgica severa após parto e diagnóstico é de farmacodermia
Farmacodermia é uma reação adversa que pode variar de erupções leves a condições graves e requer tratamento conforme a gravidade
A influenciadora Virginia Fonseca experimentou uma forte reação alérgica alguns dias após o nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo, em Goiânia. De acordo com a equipe dela, o dermatologista Alessandro Alarcão, que a atendeu, explicou que "Virginia provavelmente sofreu uma farmacodermia" — uma reação alérgica provocada pelos medicamentos administrados no pós-operatório.
Mas, afinal, o que é a farmacodermia? A farmacodermia é o termo utilizado para descrever reações adversas cutâneas causadas pelo uso de medicamentos, que podem variar de erupções leves até condições graves e potencialmente fatais. Essas reações acontecem por uma resposta do sistema imunológico à determinado medicamento, sem necessidade de ter histórico de alergia.
A farmacodermia pode acontecer quando há excesso da dose de algum medicamento, por interação com outros medicamentos, por efeitos colaterais ou tóxicos, por uma reação individual diferente do efeito terapêutico, chamada de idiosincrasia, ou quando a pessoa desenvolve alergia da medicação.
Essas reações podem ocorrer com qualquer pessoa, mesmo aquelas que já usaram o medicamento sem apresentar reações anteriores.
O tratamento depende da gravidade do quadro. No caso de reações mais leves, são usados antialérgicos e corticoides. Nos casos mais graves, como o de Virginia, a hospitalização é necessária para monitoramento e tratamento mais intensivo.