Ministério da Saúde confirma dois casos de sarampo em São João de Meriti (RJ)

Brasil mantém status de país livre da doença

Image description

O Ministério da Saúde confirmou nesta semana dois casos de sarampo no município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense (RJ). As duas infecções, identificadas em crianças de uma mesma família, foram confirmadas após análises laboratoriais realizadas pelo Lacen-RJ (Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels) e pela Fiocruz. As crianças já receberam atendimento médico e passam bem.

De acordo com a pasta, os casos são considerados esporádicos e não comprometem o status do Brasil como país livre da circulação do vírus do sarampo, conquistado novamente em novembro de 2024 após recertificação pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS). O país já havia atingido a eliminação da doença em 2016, mas perdeu o selo em 2018 devido à queda nas coberturas vacinais e à reintrodução do vírus.

Vacinação em alta, mas ainda abaixo da meta
Em comunicado, o Ministério destacou avanços na cobertura da vacina Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola). Em 2024, a primeira dose atingiu 95,22% do público-alvo, e a segunda dose chegou a 79,73% — índices superiores aos de 2022 (80,7% e 57,64%, respectivamente), mas ainda abaixo da meta de 95% para ambas as doses. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e está disponível gratuitamente no SUS para pessoas de 12 meses a 59 anos.

Caso anterior em Itaboraí não tem ligação com novos registros
Em fevereiro deste ano, outro caso de sarampo havia sido confirmado em Itaboraí (RJ), envolvendo um menino de seis anos atendido em outubro de 2024. Segundo a vigilância estadual, não há relação entre os casos de Itaboraí e os de São João de Meriti. Em ambas as situações, medidas como isolamento dos pacientes, rastreamento de contatos e bloqueio vacinal foram adotadas, e nenhum caso secundário foi identificado após 30 dias de monitoramento.

Ações de controle e reforço na vigilância
Uma equipe do Ministério da Saúde visitará a Secretaria de Saúde do Rio na próxima semana para planejar estratégias de reforço. A pasta ressaltou que os estoques de vacinas estão garantidos em todo o país e reforçou a importância da imunização, principalmente em crianças: o esquema completo inclui duas doses (aos 12 e 15 meses).

Contexto: O sarampo é altamente contagioso e pode levar a complicações graves, como pneumonia e encefalite. Desde 2024, o Brasil mantém uma Câmara Técnica Nacional dedicada a evitar a reintrodução sustentada do vírus, com monitoramento contínuo de casos suspeitos.

Recomendação às famílias:

  • Verificar a caderneta de vacinação de crianças e adultos;

  • Quem não completou as duas doses deve procurar uma unidade de saúde;

  • Sintomas como febre alta, manchas vermelhas no corpo e tosse exigem atenção imediata.

O Ministério da Saúde segue em alerta, mas reforça que o cenário está sob controle, sem evidências de transmissão comunitária. A população deve manter a calma e priorizar a vacinação.