Farmacêuticos já podem solicitar o Registro de Qualificação de Especialista pelo site do CFF
Farmacêuticos já podem solicitar o Registro de Qualificação de Especialista pelo site do CFF

Já está disponível no site do Conselho Federal de Farmácia (CFF) a ferramenta que possibilita a solicitação do Registro de Qualificação de Especialista (RQE) para farmacêuticos. Por meio deste cadastro nacional será possível reconhecer formalmente a qualificação dos profissionais em suas respectivas áreas de especialização.
A obtenção do RQE está vinculada à apresentação de documentação comprobatória, como diplomas e certificados de cursos reconhecidos, incluindo pós-graduações, residências e capacitações, além do cumprimento de requisitos específicos estabelecidos pelo CFF.
Farmacêuticos com certificados de cursos oferecidos pelo conselho que somem 360 horas poderão requerer o RQE ao seu regional, que avaliará o cumprimento dos requisitos. Entre os cursos contemplados estão Cuidado Farmacêutico, Prescrever, Serviços de Vacinação por Farmacêuticos, Dispensar e Atualização em Análises Clínicas, permitindo a obtenção do registro como farmacêutico clínico.
Neste primeiro momento, consta no sistema do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Farmácia apenas para as especialidades de Farmácia Clínica, Estética e Tricologia. Outras especialidades serão incluídas gradativamente.
Saiba como solicitar o RQE:
• O primeiro passo é acessar o site do Conselho Federal de Farmácia: www.cff.org.br.
• Dentro do site, vá até a Área Restrita.
• Faça login com seu usuário e senha (se ainda não tiver cadastro, você também pode acessar pelo sistema gov.br).
• Com o acesso liberado, procure pelo menu RQE.
• Clique em Solicitar nova emissão.
• Na opção Tipo de Solicitação, selecione de acordo com o seu certificado:
•Aprovação em avaliação,
•Cursos do CFF ou dos CRFs,
•Pós-graduação lato sensu,
•Pós-graduação stricto sensu,
•Ou residência multiprofissional ou uniprofissional.
Conquista
A Resolução CFF nº 4/2025, que institui o RQE, foi aprovada pelos conselheiros federais na Reunião Plenária de fevereiro de 2025. A proposta foi apresentada pelos farmacêuticos integrantes Comissão de Farmacoterapia e Prescrição do CFF e representa um marco para a categoria, já que oferece mais segurança para a sociedade e maior valorização dos profissionais.
Para o presidente do CFF, Walter Jorge João, a iniciativa visa aprimorar a regulamentação do exercício profissional e assegurar que os pacientes tenham acesso a serviços prestados por especialistas devidamente qualificados. "Este é um avanço significativo para a farmácia brasileira. O RQE será um diferencial para os farmacêuticos e um selo de qualidade do serviços prestados à população", afirmou.
Ouvir artigo