Vício em medicamentos tarja preta é tema de personagem de nova novela das nove da TV Globo

Farmacêutico desempenha papel fundamental no combate ao vício de medicamentos

Image description

No mês em que se discute o Uso Racional de Medicamentos, estreou a nova novela das nove da TV Globo, Terra & Paixão. Além dos temas comuns nas produções da emissora, como triângulos amorosos e vilões em busca de dinheiro e vingança, um assunto amplamente debatido na trama é o abuso de medicamentos tarja preta.

Na história, a personagem Petra, interpretada por Debora Ozório, é filha de Irene (Gloria Pires) e Antônio (Tony Ramos) e tem formação em agronomia. Influenciada pelo italiano Luigi (Rainer Cadete), um vigarista com quem se envolve, ela planeja tomar posse da fortuna da família.

Fragilizada pela falta de apoio adequado de seus familiares e pela dependência de medicamentos controlados (tarja preta).

Existem várias classes de medicamentos controlados (tarja preta) que podem levar à dependência devido ao seu uso abusivo, incluindo benzodiazepínicos, opióides e estimulantes. Os benzodiazepínicos são comumente prescritos para tratar transtornos de ansiedade e insônia, enquanto os opióides são utilizados para aliviar dores moderadas ou intensas. Já os estimulantes, como o metilfenidato são prescritos para tratar o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

A dependência de medicamentos controlados (tarja preta) pode se desenvolver quando uma pessoa consome esses medicamentos por períodos prolongados sem necessidade clínica, em doses maiores do que as prescritas, ou ainda de maneira impulsiva em busca de prazer, ou para aliviar tensão, medo ou mesmo como uma válvula de escape. O uso excessivo desses medicamentos pode levar ao desenvolvimento de tolerância, exigindo doses cada vez maiores para obter o mesmo efeito. Além disso, a interrupção repentina do uso destes medicamentos pode causar sintomas de abstinência, tornando ainda mais difícil para a pessoa finalizar seu tratamento. 

Os sinais e sintomas da dependência de medicamentos controlados (tarja preta) podem variar. 

A retirada abrupta de benzodiazepínicos pode causar confusão, psicose, convulsões, condição semelhante a delirium tremens, entre outras.

Já o uso repetido de analgésicos opióides pode causar dependência e tolerância, entretanto o uso de opióides potentes pode ser apropriado em pacientes terminais. O tratamento deve ser acompanhado por especialista.

Os estimulantes, tais como metilfenidato e outras anfetaminas, não devem ser usados para tratar depressão, obesidade, senilidade ou para aliviar fadiga. Ainda não tem indicação para melhorar a concentração e o uso recreativo junto com bebidas alcoólicas não é recomendado.

O papel do farmacêutico

O farmacêutico desempenha um papel crucial no combate à dependência de medicamentos. Ele pode atuar na prevenção, identificação e tratamento da dependência de medicamentos. Aqui estão algumas maneiras pelas quais os farmacêuticos são fundamentais nesse processo:

1 - Educação e conscientização: os farmacêuticos têm o conhecimento e a experiência necessários para educar os pacientes sobre o efeito terapêutico, os riscos e os efeitos adversos dos medicamentos controlados. Eles podem explicar detalhadamente as informações contidas na bula, orientar sobre o uso adequado, a dosagem correta e os possíveis efeitos adversos. Ao fornecer informações claras e compreensíveis, os farmacêuticos podem ajudar os pacientes a tomar decisões informadas e conscientes em relação aos medicamentos que estão usando.

2 - Monitoramento do uso de medicamentos: os farmacêuticos têm acesso aos registros de dispensação de medicamentos e podem acompanhar o histórico de uso dos pacientes. Isso lhes permite identificar padrões de uso suspeitos, como múltiplas prescrições de medicamentos controlados de diferentes médicos ou visitas frequentes à farmácia para obter o mesmo medicamento. Ao detectar tais comportamentos, os profissionais podem intervir e encaminhar os pacientes para avaliação adequada ou serviços de tratamento de dependência, se necessário.

3 - Encaminhamento para serviços de apoio: Os farmacêuticos podem encaminhar os pacientes para serviços de apoio adicionais, os Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) para inclusão em programas de tratamento de dependência, grupos de apoio ou serviços de aconselhamento. Eles podem fornecer informações sobre recursos disponíveis na comunidade e ajudar os pacientes a encontrar a assistência adequada para lidar com a dependência de medicamentos.

5 - Promoção de prescrições seguras: os farmacêuticos devem trabalhar em colaboração com médicos e outros profissionais de saúde para garantir que os medicamentos controlados sejam prescritos para as indicações corretas, apenas quando necessário, em doses apropriadas, pelo tempo adequado e com monitoramento regular. Eles podem fornecer orientações sobre práticas de prescrição responsável e ajudar a evitar a sobreprescrição ou o uso inadequado dos medicamentos.