Patrono da Farmácia Clínica no Brasil: CFF lamenta o falecimento de José Aleixo Prates e Silva

Com uma trajetória brilhante e protagonizada pelo pioneirismo, o Dr. Aleixo Prates deixa indelével legado

Image description

É com profundo pesar que o Conselho Federal de Farmácia (CFF) recebe a notícia do falecimento de José Aleixo Prates e Silva, uma referência da área farmacêutica que dedicou sua vida ao avanço da profissão.

Com uma trajetória brilhante e protagonizada pelo pioneirismo, o Dr. Aleixo Prates deixa indelével legado, tendo sido o mentor do projeto de implantação da Farmácia Clínica no Brasil. Pela sua enorme contribuição, é reconhecido, pela Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC), como patrono da entidade. Foi assessor da Presidência do Conselho Federal de Farmácia (CFF) por muitos anos, sendo o propositor, em 1970, da transferência do CFF para Brasília-DF. 

Aleixo Prates cursou livre docência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ex-professor da USP e da UFRN e fundador do Curso de Farmácia da Universidade Potiguar (UnP), foi um dos mentores das primeiras farmácias-escola do país. Natural de Bebedouro-SP, mudou-se para o Rio Grande do Norte no final da adolescência. Antes de ser tornar farmacêutico, foi sargento radiotelegrafista da Aeronáutica, servindo em Mossoró-RN, cidade onde se criou e da qual recebeu o título de Cidadão, em 1975. A capital do Oeste lhe homenageou também dando seu nome a uma de suas ruas.

Reconhecido no Brasil e no exterior, deixa indelével legado para a Farmácia. Seus inúmeros feitos à profissão, ao Sistema CFF/CRFs e à comunidade acadêmica lhe garantiram reconhecimento no Brasil e no exterior. Seu comprometimento e dedicação inestimáveis deixaram uma marca inapagável na história da Farmácia. 

Neste momento de luto, expressamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos do Dr. José Aleixo Prates e Silva. Sua ausência será profundamente sentida, mas suas contribuições continuarão a inspirar e moldar o futuro da Farmácia nacional.