De farmacêutica a confeiteira: a transformação de Beca Milano
A chef e apresentadora de TV foi convidada a participar de campanha do CFF sobre Uso Racional de Medicamentos
Beca Milano é farmacêutica, chef confeiteira, empreendedora e personalidade da televisão. Ela foi uma das convidadas a participar da campanha do Conselho Federal de Farmácia (CFF) deste ano, em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, comemorado em 5 de maio, que tem como tema o perigo eminente da resistência dos microrganismos aos antimicrobianos.
Natural de São José dos Pinhais, no Paraná, Beca sempre teve a certeza de que seu futuro estava ligado à gastronomia, pois sua paixão pela culinária surgiu ainda na infância. Aos 8 anos de idade, ela já fazia seu próprio bolo de aniversário.
Antes de se tornar uma das confeiteiras mais conhecidas do Brasil, Beca se formou em Farmácia Bioquímica pela PUC do Paraná. Durante seus anos acadêmicos, ela planejava trabalhar desenvolvendo novos alimentos, mas acabou seguindo um caminho diferente. Depois de formada, trabalhou por alguns anos em laboratório, no setor de controle de qualidade. Paralelamente à sua formação acadêmica, fez vários cursos na área de Pâtisserie e Boulangerie, com especialização em técnicas de decoração com açúcar e chocolate.
“A formação em Farmácia me deu uma ótima base para entender porque um preparo dá certo e outro não, já que eu vejo a receita como um processo químico que precisa de todas as etapas sincronizadas para dar certo”, explica Beca.
Um dos professores de Beca Milano durante a Faculdade de Farmácia, Marcelo Pilonetto, que leciona a matéria de microbiologia clínica, elogia a profissional e diz que Rebeca tem uma trajetória consistente na profissão farmacêutica. "Ela é uma das raras pessoas que ficaram famosas e não perderam a essência. Sempre foi muito educada, muito querida, desde a época de estudante. Acompanhei boa parte da trajetória dela enquanto farmacêutica porque ela estudou comigo, fez monitoria comigo depois ela trabalhou com a equipe no controle do vírus H1N1, em 2009, no Lacen", elogiou.
O trabalho de Beca foi reconhecido nacionalmente quando passou a integrar o elenco do reality show "Fábrica de Casamentos", em 2017, onde foi encarregada de contar a história do casal por meio de seus bolos. No mesmo ano, seu profissionalismo lhe rendeu também a oportunidade de ser jurada de um programa pelo qual sempre foi fã, "Bake Off Brasil - Mão na Massa". Além de sua presença na TV e nas redes sociais, ela atua como empreendedora para impulsionar a confeitaria por meio de cursos, palestras e eventos por todo o país.