CFF é convidado para participar da comemoração dos 75 anos da fundação da República Popular da China
Embaixada considera o CFF um bom aliado para a difusão da Medicina Tradicional Chinesa
A embaixada chinesa no Brasil realizou uma cerimônia para comemorar os 75 anos da fundação da República Popular da China e convidou representantes do Conselho Federal de Farmácia (CFF). O evento foi no dia 25 de setembro, em Brasília, antecipando a data oficial do fato histórico, ocorrido em 1º de outubro. Estiveram presentes o diretor secretário-geral do CFF, Gustavo Pires, e o coordenador do Grupo de Trabalho sobre Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura do CFF, Paulo Varanda, que se especializou em Pequim, capital do país do oriente.
Paulo Varanda, que também é presidente da Associação Brasileira de Medicina Chinesa (ABRAMEC), entende o convite como uma forma de reconhecimento do trabalho para manter esta importante área da saúde em evidência entre os farmacêuticos brasileiros. "O encontro com o embaixador Zhu Qingqiao e com a terceira secretária da embaixada, Wang Beidan, serviu para que o CFF ratificasse o posicionamento de aliado na divulgação e difusão permanente das práticas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC)", disse o especialista.
Gustavo Pires lembra que o CFF também tem atuado junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para regulamentar e sistematizar as práticas da MTC nos serviços farmacêuticos brasileiro. "Esta relação do CFF com a embaixada chinesa é muito importante e significativa para os farmacêuticos que atuam nesta área, pois reforça o apoio mútuo que temos para seguir com a expansão do setor no Brasil e manter nossos profissionais atualizados e alinhados com o que ocorre no berço dessas práticas", observou.
Data histórica
A celebração dos 75 anos da fundação da República Popular da China é um momento para refletir sobre as profundas transformações ocorridas no país. Uma das áreas que mais se destacou nessa transição foi a Medicina Tradicional Chinesa que, impulsionada pelo governo chinês, ganhou projeção internacional e se consolidou como uma importante opção terapêutica em diversos países.
Essas técnicas têm raízes milenares e sempre foram uma parte fundamental da cultura chinesa. No entanto, foi com a fundação da República Popular da China que ganharam um novo impulso, quando o governo reconheceu a importância da MTC para a saúde da população e investiu em pesquisas e na em sua promoção e desenvolvimento.
A acupuntura, e a prescrição dos produtos de MTC e outras práticas são cada vez mais procuradas por pessoas em busca de tratamentos complementares ou alternativos para diversas doenças.
No Brasil, a MTC também tem ganhado espaço e cada vez mais pessoas buscam seus benefícios. A prática da acupuntura, por exemplo, é regularizada por conselhos profissionais de saúde em diversos estados e é oferecida em muitos centros de saúde e clínicas particulares.