Com vagas para farmacêuticos, Saúde autoriza a contratação de 619 profissionais para reforçar o SUS
Editais para concurso público e vagas temporárias incluem oportunidades para farmacêuticos, pesquisadores e outros profissionais de saúde
O Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), publicou nesta quinta-feira (14), no Diário Oficial da União (DOU), duas portarias que autorizam a contratação de 619 novos profissionais para o quadro da pasta. A Portaria MGI nº 7.780 autoriza a realização de concurso público para o preenchimento de 319 vagas efetivas, enquanto a Portaria Conjunta MGI/MS nº 97 autoriza a contratação de 300 profissionais temporários para atender a demandas de excepcional interesse público.
Entre as vagas, 4 são ofertadas pelo Instituto Nacional de Cardiologia para farmacêuticos: 2 são para farmacêuticos e outras 2, para farmacêuticos bioquímicos. Além dessas, os farmacêuticos podem se candidatar a outras vagas. São 4 de Pesquisador (Adjunto I), 2 de Pesquisador (Assistente de Pesquisa I), 13 de Pesquisador em Saúde Pública. O acesso às vagas será mediante concurso, e a portaria estabelece prazo para a publicação do edital de até seis meses. Os interessados em participar dos processos seletivos devem ficar atentos aos editais.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou que essas ações visam recompor o quadro de servidores e ampliar a oferta de serviços à população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "Essas contratações são um passo fundamental para fortalecer a estrutura do SUS, assegurando que o sistema público de saúde continue a oferecer serviços de qualidade e acessíveis a toda a população. Além de recompor o quadro de pessoal, estamos reforçando áreas essenciais, como o atendimento primário e as unidades de referência, para enfrentar os desafios que surgem", explicou a ministra.
Etel Matielo, coordenadora-geral de Gestão de Pessoas do Ministério da Saúde, complementou que a Coordenação tem se dedicado a dimensionar adequadamente a força de trabalho da pasta. "Os institutos que solicitaram novas vagas apontaram, em 2024, a necessidade de mais de 3.500 servidores. A autorização das contratações vai contribuir diretamente para ações nas áreas de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e ensino, beneficiando o SUS como um todo", afirmou Matielo.
Entre os locais que oferecem oportunidades em cargos efetivos estão o Centro Nacional de Primatas (CENP), o Instituto Evandro Chagas (IEC), o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). Além de farmacêuticos, as vagas são destinadas a profissionais de nível superior e técnico, com cargos como Analista de Gestão em Pesquisa e Investigação Biomédica, Enfermeiro, Médico, Fisioterapeuta, Psicólogo, Técnico de Enfermagem, entre outros. As vagas temporárias contemplam áreas como Técnico Administrativo, Analista de Dados e Controle de Qualidade, Analista Técnico em Edificações e Equipamentos, entre outras. A duração dos contratos será de até quatro anos, com possibilidade de prorrogação.