Anvisa publica documento esclarecendo novas regras para receitas eletrônicas

Normas passaram a valer a partir de 13 de fevereiro de 2026

Image description

Atenção, farmacêuticos e demais profissionais de saúde!

A Anvisa disponibilizou o documento “Perguntas e Respostas – RDC nº 1.000/2025”, que dispõe sobre os requisitos de controle para Notificações de Receita, Receitas de Controle Especial e Receitas sujeitas à retenção emitidas em meio eletrônico. O documento tem o objetivo de esclarecer dúvidas recorrentes e orientar a aplicação prática da norma, com foco especial nos pontos que entram em vigência a partir de 13 de fevereiro de 2026.

O material orienta sobre pontos importantes como:

  • ⁠A convivência entre receituários físicos e eletrônicos;
  • ⁠O que muda nos modelos de Notificações de Receita e Receita de Controle Especial;
  • As responsabilidades das Vigilâncias Sanitárias locais no período de transição; e
  • As orientações operacionais aplicáveis durante a transição para o Sistema Nacional de Controle de Receituários (SNCR).

“Importante destacar que esse documento, como alerta a própria Anvisa, não substitui a leitura da legislação sanitária vigente, nem dos manuais e atos normativos correlatos, mas atua como instrumento complementar de orientação. Trata-se de uma ferramenta fundamental para garantir segurança, padronização e correta aplicação da norma durante esse período de adaptação”, comenta o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João. 

Informação de qualidade evita erros e fortalece o cuidado em saúde. Confira o material completo e fique por dentro das atualizações!