Participe de pesquisa sobre Logística Reversa de Medicamentos
Dados serão levantados junto a estabelecimentos participantes da cadeia logística farmacêutica

A pesquisa científica “O cenário da implantação da logística reversa de medicamentos em estabelecimentos farmacêuticos”, coordenada pelo professsor André de Oliveira Baldoni, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), tem como objetivo conhecer as estratégias de descarte, recolhimento, transporte e destinação final de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso em estabelecimentos participantes da cadeia logística farmacêutica.
O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa e encontra-se na fase de coleta de dados até 30 de setembro de 2025, por meio de questionário eletrônico disponível https://forms.gle/VQrSZkz7bG2HVJDy5. A participação é voluntária e vai gerar informações úteis para a melhoria contínua das ações de logística reversa de medicamentos (LRM).
De acordo com os pesquisadores, entender o nível de conhecimento dos farmacêuticos sobre a logística reversa poderá embasar o desenvolvimento de cursos de aperfeiçoamento, assim como identificar as principais dificuldades para a implantação da logística, buscando auxiliar os entes da cadeia logística reversa de medicamentos a encontrar soluções para a adequada operacionalização da LRM.
A pesquisa conta com o apoio do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG) e do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Quanto maior a adesão nacional, mais robustos e representativos serão os resultados, contribuindo para práticas cada vez mais sustentáveis e seguras no âmbito da profissão farmacêutica.
Acesse o formulário: https://forms.gle/VQrSZkz7bG2HVJDy5