Anvisa proíbe venda de estimulante natural e determina recolhimento de dois cosméticos

Agência suspende comercialização, fabricação e divulgação de produto com composição desconhecida e de cosméticos irregulares

Image description

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou nesta terça-feira (21) a apreensão e a proibição da comercialização de todos os lotes do estimulante em gotas comercializado como "Tesão de Vaca Original". A medida também determina a suspensão da distribuição, fabricação, divulgação e do consumo do produto.

Segundo a agência, a origem e a composição do estimulante são desconhecidas, o que impede qualquer avaliação de segurança e eficácia. A Anvisa apontou ainda que o produto vem sendo divulgado com alegações terapêuticas irregulares, atribuindo-lhe benefícios não comprovados como “efeito energético natural, não faz mal à saúde, melhora a vida sexual e retarda o envelhecimento”, além de supostos efeitos na prevenção de doenças como diabetes, câncer e problemas cardíacos.

Em ação fiscal paralela, outros dois cosméticos tiveram a mesma providência: os produtos Top Maxx e Top Gel, fabricados pela empresa Victor Vargas dos Santos, tiveram a comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e uso suspensos. A Anvisa informou que os itens devem ser recolhidos enquanto são apuradas as irregularidades.

A agência reforça que a circulação de produtos sem comprovação científica ou com composição desconhecida representa risco à saúde pública e orienta consumidores e estabelecimentos a não utilizarem, venderem ou divulgarrem os itens proibidos.