Departamento de Assistência Farmacêutica: Marco Aurélio Pereira assume diretoria no MS

Farmacêutico de carreira, Marco Aurélio já foi coordenador do Programa Farmácia Popular do Brasil

Image description

O farmacêutico de carreira Marco Aurélio Pereira, assumiu a função de diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde. Ele deixa sua cadeira como coordenador técnico normativo no Conselho Nacional de Saúde (CNS), onde respondia como secretário executivo substituto e trabalho desde 2016.   

Marco Aurélio foi professor da Universidade Santa Cecília e professor adjunto da Universidade Municipal de São Caetano do Sul de 2004 a 2009, nas cadeiras de História da farmácia, Deontologia e Legislação farmacêutica e saúde pública.

Marco Aurélio já possui uma longa trajetória na defesa dos farmacêuticos. Ele já atuou como diretor da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e do Sindicato dos Farmacêuticos de São Paulo (Sinfar-SP) por três gestões (1998-2001; 2001-2004; 2004-2007). De 2009 a 2016, foi coordenador, em âmbito nacional, do Programa Farmácia Popular do Brasil. Em 2011, foi homenageado pelo Conselho Federal de Farmácia e recebeu a Comenda do Mérito Farmacêutico.

Em dezembro de 2022, Marco Aurélio foi indicado pela Fenafar e recebeu o título de “Personalidade Profissional 2022” da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU).