Livro aborda criação da primeira vacina brasileira contra Covid-19 pela Fiocruz

De autoria de Maurício Zuma Medeiros, Beatriz de Castro Fialho, Priscila Ferraz Soares e Daniel Pacheco Lacerda

Image description

No início da pandemia da Covid-19 no mundo, diversos países, governos, institutos de pesquisas, empresas e universidades, empreenderam esforços para descobrir uma solução que protegesse a população da doença e de seus efeitos. Uma vacina contra a Covid-19 foi considerada a alternativa mais viável. Assim, considerando a importância da vacina para melhor preparar a população dos impactos da Covid-19, pesquisadores e entidades vinculadas à saúde iniciaram em 2020 uma corrida para acelerar o seu desenvolvimento.

Alguns desafios existiram para a criação da vacina, como o prazo para o desenvolvimento, pois uma vacina leva cerca de dez anos para ser produzida. Esse prazo seria inviável para a Covid-19, pois os efeitos seriam ainda mais devastadores. No Brasil, as circunstâncias econômicas, geográficas, históricas e institucionais conformaram um ambiente particular que requeria soluções específicas para sua realidade. Nesse cenário, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Bio-Manguinhos/Fiocruz foram protagonistas na busca de soluções para enfrentar a pandemia, incluindo a vacina.

De autoria de Maurício Zuma Medeiros, Beatriz de Castro Fialho, Priscila Ferraz Soares e Daniel Pacheco Lacerda, o livro “A primeira vacina 100% brasileira contra a Covid-19: a conquista de Bio-Manguinhos/Fiocruz” (Editora Fiocruz, 2020), conta os esforços empreendidos para a criação da vacina no Brasil. O objetivo da publicação é expor uma visão ampla, na perspectiva dos distintos atores envolvidos, do conjunto de esforços e inovações empreendidos para viabilizar uma vacina que proteja a sociedade brasileira da Covid-19. Para a elaboração desta obra, foram realizadas análises bibliográficas e documentais, além de entrevistas com pessoas envolvidas nos processos.

Acesse aqui e faça o download do livro!

O livro foi estruturado em quatro partes englobando 14 capítulos. Essas partes e capítulos consideram uma sequência lógica considerando os processos de prospecção, encomenda e transferência tecnológica – além disso, desde a produção e o fornecimento, pós-marketing e farmacovigilância até a distribuição da vacina e a vacinação da população brasileira. Por fim, são explicitados os processos que permeiam toda a cadeia de valor, como a governança, a gestão do projeto e a estratégia regulatória.