I Fórum Nacional da Assistência Farmacêutica na Saúde Indígena tem nova data
O evento será realizado nos dias 26 e 27 de junho, das 8 às 18h, na sede do Conselho Federal de Farmácia, em Brasília
O Conselho Federal de Farmácia realiza nos dias 26 e 27 de junho, das 8 às 18 h, em sua sede, em Brasília, o I Fórum Nacional da Assistência Farmacêutica na Saúde Indígena. Estão confirmadas as presenças de autoridades do Ministério da Saúde e de sua Secretaria da Saúde Indígena (Sesai), deputados, representantes indígenas, farmacêuticos atuantes na área e lideranças da categoria farmacêutica. Clique aqui e confira a programação.
O evento será exclusivo para convidados. O objetivo é debater estratégias para impulsionar o processo de reconstrução da saúde indígena no Brasil. “Muitas mudanças têm ocorrido graças ao protagonismo de lideranças e dos profissionais da saúde que atuam na área, mas ainda há desafios significativos a serem superados”, comenta o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João. Como principais, ele cita a escassez mão de obra nos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e a dificuldade de abastecimento de medicamentos e outros produtos para a saúde nas aldeias.
A atuação do farmacêutico na saúde indígena está regulamentada pelo CFF desde 2017, quando foi publicada a Resolução CFF nº 649/17. O CFF atua fortemente na defesa de uma assistência farmacêutica de qualidade para essas comunidades. E tem reivindicado o preenchimento das vagas de farmacêuticos responsáveis técnicos nos Polos Base e Casas de Saúde Indígenas (Casais), em cumprimento à Lei nº 13.021/2014. A lei obriga a presença permanente do farmacêutico em farmácias de qualquer natureza.
Durante o Fórum serão debatidos temas como a interrelação da fitoterapia com as medicinas indígenas e saberes ancestrais e as atividades dos farmacêuticos na perspectiva do cuidado ampliado na saúde indígena. Parte do tempo será dedicada à discussão em grupo sobre estratégias de organização da Assistência Farmacêutica no Subsistema de Saúde Indígena (SasiSUS). Também serão apresentados relatos de experiências de farmacêuticos no DSEI Yanomami e em ações junto aos Povos Indígenas de Recente Contato (PIRCs).
Participam da comissão organizadora do evento os farmacêuticos Wellington Barros da Silva (UFS); Pedro Chaves da Silva Júnior, conselheiro federal de Farmácia suplente pelo estado do Pará, professor Marcos Valério Santos da Silva (UFPA); Artemizia da Silva Araújo Nukini, do DSEI Alto Rio Juruá SESAI/MS, Maximiliano Faria Brito; Miracy do Nascimento Silva, do DSEI Guamá-Tocantins/SESAI/MS e Reile Moreira de Amorim Firmato, do DSEI Minas Gerais e Espírito Santo/ SESAI/MS.