Consulta pública da ANS discute inclusão de novo tratamento para DPOC

Sociedade pode opinar até 1º de setembro sobre a inclusão do dupilumabe no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar para tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica

Image description

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) abriu, no dia 13 de agosto, a Consulta Pública nº 160, para receber contribuições sobre propostas de atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Entre as tecnologias em análise está o dupilumabe, indicado como tratamento complementar para pacientes adultos com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) associada à inflamação tipo 2, já em uso de terapia tripla inalatória e com perfil exacerbador.

Apesar da recomendação preliminar da área técnica da ANS ter sido desfavorável à incorporação, a sociedade pode se manifestar e ajudar a mudar esse cenário. O dupilumabe representa uma alternativa inovadora que pode trazer mais fôlego, autonomia e qualidade de vida para quem convive com a doença.

A consulta pública segue aberta até o dia 1º de setembro de 2025. Durante esse período, qualquer pessoa pode acessar o questionário online no site da ANS e registrar sua opinião, indicando se concorda, discorda ou concorda/discorda parcialmente da inclusão da tecnologia no rol de cobertura obrigatória dos planos de saúde.

Para participar e deixar sua contribuição, basta acessar o link: https://bit.ly/meusoproimporta.