Estudo indica que alergias alimentares podem ser reduzidas com medicamento para asma

Pesquisa demonstrou eficácia do omalizumab para melhoria da tolerância aos alérgenos alimentares

Image description

Pesquisa realizada na Universidade Johns Hopkins revelou que o omalizumab, medicamento aprovado para tratar asma persistente grave provocada por alergia, também pode limitar “reações potencialmente fatais” a alergias alimentares em crianças.

“A vida cotidiana dos pacientes com alergia alimentar é consumida pelo medo da exposição acidental a alérgenos alimentares”, disse o Dr. Robert Wood, professor de pediatria da Universidade e principal autor do estudo, em um comunicado.

No pronunciamento, o cientista observou que as descobertas da equipe têm potencial para ser muito significativas, e potencialmente até mesmo transformadoras, para pessoas com alergias alimentares.
Metodologia

O estudo envolveu 180 crianças e adolescentes, sendo 177 com menos de 17 anos. Os participantes receberam omalizumab ou um placebo durante quatro a cinco meses. Todos os pacientes do estudo tinham histórico de alergia ao amendoim e pelo menos duas outras alergias alimentares.

Os pesquisadores utilizaram o Omalizumabe, da marca Xolair, que é uma injeção que atua ligando-se e desativando a imunoglobulina E (IgE), molécula responsável por desencadear alergias e observaram, no grupo de pacientes que recebeu a formulação, como respondiam à ingestão de pequenas quantidades de alimentos alergênicos. Cerca de 67% das pessoas que tomaram o medicamento conseguiram ingerir 600mg ou mais de proteína de amendoim sem sintomas graves, enquanto apenas 7% do grupo do placebo conseguiu isso.

O omalizumabe se mostrou eficaz para sete alérgenos alimentares diferentes e resultados semelhantes também ocorreram com outros alimentos mais comuns, como nozes, leite e ovos.

Os resultados levaram a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA a aprovar o omalizumab para tratar alergias alimentares em certos adultos e crianças com um ano ou mais. No entanto, os pacientes ainda devem realizar tratamento de emergência, pois o estudo mostrou que, para 14% dos indivíduos, a sua tolerância permaneceu extremamente baixa.