Novo exame gratuito do SUS detecta HPV com mais precisão

Teste molecular de DNA-HPV substitui gradualmente o Papanicolaou e amplia a prevenção contra o câncer de colo do útero no Brasil

Image description

O Ministério da Saúde implementou um novo teste gratuito, através do Sistema Único de Saúde (SUS), para a detecção do papilomavírus humano (HPV). O teste molecular de DNA-HPV foi desenvolvido 100% no Brasil pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), em parceria com a Fiocruz e o Governo do Paraná. Ele é capaz de identificar 14 genótipos do vírus antes da ocorrência de lesões ou câncer em estágios iniciais.

Segundo o Ministério da Saúde, o novo exame vai substituir gradativamente o Papanicolaou, que passará a ser realizado apenas para confirmação em casos positivos no teste de DNA-HPV. Diferente do Papanicolaou, cuja periodicidade é menor, o novo teste precisa ser repetido apenas a cada cinco anos quando o resultado for negativo, além de oferecer maior sensibilidade diagnóstica e reduzir exames e intervenções desnecessárias.

A novidade começou a ser implementada em agosto deste ano em onze estados e no Distrito Federal: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Bahia, Pará, Rondônia, Goiás, Rio Grande do Sul e Paraná, além de Brasília. Em cada localidade, uma cidade foi escolhida como referência inicial para a realização dos exames.

A iniciativa integra o Plano Nacional para o Enfrentamento do Câncer do Colo do Útero, já que o HPV é a principal causa da doença. Com ele, será possível ampliar o rastreamento equitativo, inclusive em regiões mais remotas. A expectativa é alcançar cerca de 5,6 milhões de mulheres em cinco anos, com expansão gradual para todo o Brasil até 2026.